Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento local, a empresa estreitou ainda mais o relacionamento com as comunidades de São José dos Campos, Jacareí e Lorena, prefeituras e associações empresariais como os Centros das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESPs) regionais e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Em 2018, uma das iniciativas de destaque foi o apoio da empresa ao programa de mapeamento da cadeia produtiva realizado pela Prefeitura de Jacareí (SP), que teve por objetivo identificar o perfil e a vocação empreendedora da cidade. O trabalho originou a criação de um seminário de empreendedorismo na cidade que reuniu mais de 3.000 pessoas, representando empresas de pequeno, médio e grande portes, do qual a Avibras foi uma das patrocinadoras. A iniciativa também permitiu a troca de experiências com entidades de formação e capacitação de mão de obra, como o Senai e Fatecs regionais. Um dos pontos altos dessa interação foi a troca de conhecimentos entre a Avibras e as micro, pequenas e médias empresas visando ao enquadramento na oferta de produtos e serviços para a companhia.
As relações empresariais na comunidade tendem a se fortalecer ainda mais em 2019 por meio do maior relacionamento da empresa com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e de Inovação das prefeituras, em contrapartida ao elevado interesse revelado pela comunidade empresarial local em ações associadas ao Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), inaugurado em São José dos Campos (SP).
O Comitê de Sustentabilidade da Avibras projeta para o ano um conjunto de ações estruturantes e proativas em parceria com os stakeholders locais visando o desenvolvimento sustentável da comunidade local.
Gincana da Solidariedade – A empresa apoiou a ação realizada pela TV Vanguarda, que promove o engajamento de estudantes na arrecadação de alimentos às entidades assistenciais, por meio da doação de uma tonelada de arroz para a Escola Municipal Santa Edwiges, localizada em Lorena (SP).
Dia da Independência – O protótipo da viatura Guará 4WS foi uma das atrações do desfile cívico em Jacareí, ocorrido na Avenida Nove de Julho, região central da cidade. Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o desfile de sete de setembro, que levou o tema Jacareí, Cidade Leitora.
Dia da Artilharia – A Avibras participou da DemonstrArt 2018, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), com demonstração de tiros do Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (ASTROS), considerado o principal apoio de fogo da força terrestre nacional.
Dia da Árvore – Para comemorar a data e reforçar as ações de preservação ambiental da companhia, 15 colaboradores com mais de 35 anos de empresa plantaram mudas de 16 espécies de árvores frutíferas na fábrica de Jacareí. Além do foco ambiental, a ação foi uma forma de reconhecer a dedicação e o empenho por tantos anos de trabalhos e reforçar a importância dos colaboradores para o crescimento da Avibras.
Jogos das Indústrias – Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), de São José dos Campos, o evento contou com a participação de colaboradores da Avibras em 2018, ano que marcou a quarta participação consecutiva da empresa nos jogos em que se sagrou vice-campeã da competição.
Viatura Guará
no desfile de 7
de Setembro em
Jacareí (SP)
Abandone um Livro, Adote a Leitura – A Avibras apoia o projeto permanente, coordenado por dois colaboradores, e proporciona um espaço de lazer e cultura, além de incentivar o hábito da leitura. Aplicado nas unidades de Jacareí e Lorena, o projeto Abandone um Livro, Adote a Leitura disponibiliza livros e revistas adquiridos por meio de doações para empréstimo em espaços reservados em cada unidade, denominados Pontos Culturais.
Em Lorena, o Ponto Cultural funciona no antigo posto bancário. Em Jacareí, os exemplares ficam à disposição dos interessados em três Pontos Culturais – restaurante, fábrica veicular e ferramentaria –, onde podem ser deixados (abandonados) ou pegos (adotados).
Além dos pontos culturais disponibilizados nas fábricas da Avibras, o projeto atua em quatro estados – São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso –, com 35 parceiros culturais.
Aprendizagem na Indústria – Em parceria com o Senai, a Avibras investe no Programa de Aprendizagem na Indústria, uma iniciativa que oferece aos jovens entre 14 e 24 anos a oportunidade de ingressar na carreira profissional. Durante o período de estágio, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula no ambiente fabril e contam com auxílio financeiro no valor de um salário mínimo.
Patrocínio Esportivo – A edição 2018 da Maratona da Muralha da China contou com a participação de um atleta brasileiro entre os mais de 2.500 participantes da competição, o colaborador Julio Cézar de Oliveira, da Instalação 3, de Lorena. Realizada na província de Tianjin – uma das maiores e mais importantes da China – a maratona inclui mais de 8,5 quilômetros de extensão por vilarejos e fazendas, sendo 3.700 degraus de subida da Muralha da China, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Julio Cézar de Oliveira, que pratica corrida de rua no Brasil há mais de 11 anos, conquistou o primeiro lugar em sua faixa etária e a sexta na classificação geral, levando mais uma medalha internacional para sua coleção. Outro atleta e colaborador da empresa, Ademar Dias de Oliveira, da Instalação 2, de Jacareí, participou de outro grande desafio: correr os 226 quilômetros da Extremosul Ultra Marathon, no Rio Grande do Sul. A prova envolvia a travessia da extensão de areia entre as barras de Chuí e Rio Grande, no prazo limite de 54 horas. Os dois atletas e colaboradores contaram com o apoio financeiro da Associação Desportiva Classista (ADC) Avibras.
Rede Integrada de Emergência – A Avibras é uma das 45 empresas privadas participantes da Rede Integrada de Emergência (Rinem), do Vale do Paraíba e Litoral Norte, estrutura que integra empresas da iniciativa privada, hospitais e vários órgãos do poder público em um esforço dedicado a salvar vidas. O objetivo é desenvolver e implementar de forma integrada projetos, programas e atividades voltadas à prevenção, ao combate e ou ao controle de ocorrências de qualquer natureza que possam colocar em risco a vida humana, o meio ambiente e o patrimônio público e/ou privado na região.
Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) – A Avibras patrocinou a terceira edição do Jantar do Bem, iniciativa realizada pela GACC que há mais de 20 anos oferece tratamento médico para crianças e adolescentes diagnosticados com câncer.
Campanha do Agasalho 2018 – A empresa doou cobertores e agasalhos arrecadados pelos colaboradores na campanha Nossa Gente Aquecendo Vidas para os Fundos Sociais de Solidariedade de São José dos Campos, Jacareí e Lorena. Foram doados cobertores e agasalhos para cada entidade.
Sábado Aéreo – Realizado pelo Comando de Aviação do Exército (CAVEx) em Taubaté (SP), a edição de 2018 possibilitou ao público conhecer de perto aeronaves, motocicletas, carros antigos, material militar, apresentação de cães de guerra e salto de paraquedistas do Exército, entre outras atrações, e também pôde conhecer o Sistema Sistema de Foguetes Ar-Terra e Terra-Terra de 70 mm (SKYFIRE), produto que faz parte do amplo portfólio de produtos de alto valor agregado desenvolvidos pela Avibras. De caráter beneficente, a entrada foi um quilo de alimento não perecível, revertida para entidades assistenciais de cidades da região.
Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – A Avibras foi uma das empresas patrocinadoras da iniciativa que integra as atividades de ensino e pesquisa em aplicações operacionais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dentre as quais se destacam o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), o Laboratório de Comando e Controle e Defesa Cibernética do ITA (LAB-C2-DC) e o Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE).
8º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações de Defesa – SERFA 2018 – A subdivisão de sensoriamento remoto do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), elencou em 2018 discussões sobre o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), relacionados a novas tecnologias espaciais e aplicações de micro, nano e pico satélites. Alinhado à Estratégia Nacional de Defesa (END) e às diretrizes e concepções estratégicas do Comando da Aeronáutica (COMAer), teve como uma das empresas apoiadoras a Avibras.
Fórmula Drone SAE Brasil 2018 – A Avibras apoiou a Competição Fórmula Drone SAE BRASIL, uma nova iniciativa de caráter educacional a cargo da SAE BRASIL, focada em estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio.
Primeiro Congresso Aeroespacial Brasileiro (I CAB) – A empresa apoiou e participou do primeiro Congresso Aeroespacial Brasileiro (I CAB), encontro organizado pela UniAmérica – Centro Universitário em Foz do Iguaçu (PR), que teve por objetivo unificar pesquisas do campo acadêmico, político e industrial dos setores Aeronáutico e Espacial. Com a participação de 13 centros universitários do Brasil e do exterior, o congresso buscou ampliar o diálogo entre os principais atores do cenário aeroespacial brasileiro, visando proporcionar aos profissionais da área um espaço de exposição e debate de trabalhos e propostas inovadoras.
Primeiro Fórum de Desenvolvimento Econômico de Jacareí – Em parceria com mais de 50 representantes do setor empresarial, sociedade civil organizada, líderes de diversos segmentos econômicos e universidades, representantes da Avibras apoiaram as discussões sobre panoramas econômicos e sua importância para uma cidade economicamente ativa. As atividades contaram com palestras, oficinas, apresentações e atividades voltadas ao empreendedorismo local e teve como destaque uma viatura Guará 4WS Blindada Leve sobre Rodas exposta como atração aos visitantes.
Mapeamento das cadeias produtivas industriais de Jacareí – Em conjunto com outras 60 empresas do município, a Avibras apoiou a iniciativa organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenada pelo CIESP regional. Com foco no universo das indústrias de pequeno, médio e grande portes, teve por objetivo mapear a estrutura da cadeia produtiva da cidade e realizando um diagnóstico do potencial industrial e as possibilidades de fomento em novos negócios no município. Com o mapeamento é possível conhecer a fundo a estrutura da cadeia produtiva local criar indicadores para o Plano de Desenvolvimento Econômico que vai nortear as ações do poder público na garantia e melhora da economia da cidade.