A Avibras adota processos, políticas, normas, regulamentos e diretrizes que constituem a Cultura Avibras. Todos os negócios devem respeitar os princípios de isenção e transparência, ética, competitividade e inexistência de conflitos de interesse, considerando as necessidades atuais e futuras da sociedade, nas dimensões econômica, ambiental e social.

Em 2018, a empresa consolidou a criação da área de Inteligência Competitiva, programas de desenvolvimento de lideranças e RH Dedicado, ampliou o processo de comunicação com os stakeholders, entre eles colaboradores e seus familiares, acionistas, clientes, comunidades locais (em especial São José dos Campos, Jacareí e Lorena), instituições empresariais, Governo Federal, bancos e instituições de fomento, parceiros técnicos, universidades e academias, fornecedores, parques tecnológicos, agências de desenvolvimento industrial e inovação e associações de classe.

A base para a seleção desses stakeholders é o mapa de públicos-alvo preparado pelo Comitê de Sustentabilidade, que está programando para 2019 um programa de produção mais limpa, dotando a empresa de métricas e princípios de economia de água, energia e resíduos em alinhamento ao Programa Avibras por Excelência (AVPEX), que foi outra grande conquista em 2018. 102-40 | 102-42

Externamente, a Avibras participa de organizações representativas do setor no Brasil e no exterior, entre elas a Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (Abimde), Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e Association of the United States Army (AUSA). Além da participação ativa nas associações setoriais, a empresa está ampliando a participação nessas entidades, incluindo associações e entidades que representam a indústria como um todo. Em 2018, a participação na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) também foi intensificada incluindo a participação efetiva em comitês setoriais. Com foco no desenvolvimento tecnológico e inovação, a Avibras também iniciou sua participação efetiva na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). 102-12 | 102-13

A governança corporativa da empresa vem estabelecendo modelos de gestão para aperfeiçoar os controles internos, já sustentados pelo Comitê de Auditoria e Riscos e pela Auditoria Interna, bem como o modelo de gestão Avibras, que tem no Avibras por Excelência (AVPEX) as dimensões de liderança, pessoas, inovação, cadeia de valor, cultura e cliente que permeiam o processo de melhoria contínua da companhia.

Em 2018, o Código de Ética foi atualizado, reforçando os padrões éticos e de comportamento desejados de todos os profissionais, independentemente de nível hierárquico, nas relações de trabalho e externas. O documento formaliza o compromisso da empresa de conduzir os negócios com integridade e para atender às políticas, aos procedimentos e às práticas que garantam um ambiente de negócios livre de corrupção. Com novo projeto gráfico e editorial, o documento traz a mensagem do Presidente, tópico específico sobre uso de sistemas eletrônicos de informação e a necessidade de aprovações prévias em caso de trabalhos externos em nome da Avibras. É disponibilizado em três línguas (português, inglês e árabe).

Em 2018, 100% dos colaboradores receberam um exemplar do Código de Ética e assinaram termo de compromisso ao novo código. 102-16 | 205-2

Foi iniciada a estruturação do modelo de compliance desejado pela companhia, um trabalho que adensa amplo conjunto de disciplinas e processos para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da Avibras, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

É mantido ainda processo de mitigação e avaliação de riscos, essencial para assegurar que a empresa está ciente de seus valores, de potenciais riscos e áreas vulneráveis, além de ampliar o conhecimento de toda a cadeia de valor e estender a preocupação com a integridade e a transparência a parceiros, fornecedores e outros stakeholders. A Avibras também cumpre rigorosamente as leis trabalhistas e as diretrizes de instituições que adotam como princípio o respeito aos direitos humanos.

Desde a sua fundação, a Avibras aplica no cotidiano de trabalho normas e regras de procedimentos que proporcionam a indispensável base para a sua operação. Trata-se de um conjunto de processos, costumes, políticas, normas, regulamentos e diretrizes, que constituem a Cultura Avibras

Segurança, Qualidade, Prazo e Custo

A estrutura de governança conta com um Conselho Consultivo constituído por três Conselheiros, o Comitê de Auditoria e Riscos, o Comitê de Ética e o Comitê de Sustentabilidade. Tanto o Conselho Consultivo como os comitês estão ligados ao Presidente da Avibras.

É papel do Comitê de Auditoria e Riscos o acompanhamento e avaliação do ambiente de controles internos, trabalhos de auditoria interna e independente, monitoramento dos riscos corporativos e supervisão e elaboração dos resultados financeiros.

Ao Comitê de Ética cabe a análise todos os casos de denúncias de corrupção, suborno, fraude, condutas ilegais ou antiéticas, agressão ao meio ambiente, práticas ou registros contábeis questionáveis, mau uso de ativos na empresa, assédio de todos os tipos e discriminação (de gênero, racial, social, religiosa ou de qualquer tipo). O Canal de Ética é anônimo e terceirizado e garante total sigilo no processo. Qualquer parte interessada pode realizar uma denúncia e monitorar a evolução do tema por meio de um número de protocolo.

Complementando a estrutura de governança, o Comitê de Sustentabilidade tem como missão garantir a materialidade de informações e conteúdo da Avibras, em alinhamento às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), abordando temas relevantes para a gestão da companhia e que podem influenciar as avaliações e decisões dos stakeholders.

A Avibras também conta com uma estrutura de Auditoria Interna (independente), que se reporta ao Presidente e suporta a definição, elaboração e evolução dos instrumentos de governança.

Diretoria Estatutária

João Brasil Carvalho Leite – Diretor-Presidente

Leandro Villar – Diretor-Vice-Presidente

Cynthia Benedetto – Diretora Vice-Presidente

Diretoria

Almir Miguel Borges* – Diretor Superintendente de Operações (COO)

Carlos Alberto Macedo Cidade – Diretor de Assuntos Corporativos

Fábio Nakagawa – Diretor-Industrial

Fernando Ranieri – Diretor de Engenharia

Marcelo Ramon Ferroni – Diretor de Gestão de Projetos

Conselho Consultivo

João Brasil Carvalho Leite – Presidente

Jean Jacques Moacy Rochebois Campello – Conselheiro

Pedro Angelo Vial – Conselheiro

Marcelo Sayon Sáfadi – Conselheiro

* Em abril de 2019, o Diretor Almir Miguel Borges assumiu o cargo de Diretor-Vice-Presidente.

Comitês

Comitê de Auditoria e Riscos

Identifica, avalia e analisa os riscos relacionados aos negócios da companhia e monitora as medidas de mitigação desses riscos. É formado por consultores internos e externos e conta com auditoria independente para garantir isenção em avaliações de processos.

Comitê de Ética

Promove a legitimação, o respeito, o cumprimento e o aprimoramento do Código de Conduta e do conjunto de processos, costumes, políticas, normas, regulamentos e diretrizes, que constituem a Cultura Avibras.

Comitê de Sustentabilidade

Estabelece ferramentas de acompanhamento do desempenho nos âmbitos ambiental, social e econômico e verifica a aderência da empresa às diretrizes internacionais. Envolve profissionais de toda a empresa.

Comitês Operacionais – internos, ligados à Diretoria

Comitê de Compras

Avalia, com base no que foi preestabelecido pelo orçamento a real necessidade de aquisições

Comitê de Orçamento

Valida o planejamento orçamentário e executa as medidas necessárias ao seu cumprimento.

Segurança, Qualidade, Prazo e Custo