Em 2018 nos posicionamos entre as 350 maiores empresas privadas do Brasil. A forte presença de nossos produtos no exterior nos permitiu encerrar o ano como a 39ª maior empresa exportadora, sendo a primeira em sistemas de defesa, dados que consolidam a Avibras entre as maiores instituições de Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.
Encerramos o ciclo com 100% dos contratos realizados e fomos eleitos a maior empresa nacional de máquinas e equipamentos, pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Soubemos trabalhar oportunidades com o suporte e a excelência de nosso time de colaboradores, por meio de uma diretoria coesa e capacitada a gerir negócios de forma eficiente e sustentável e com firme apoio do Ministério da Defesa e Forças Armadas.
Notáveis foram os avanços alcançados em tecnologias e inovações que posicionam o Brasil no seleto grupo das dez nações globais capacitadas à produção e lançamento de foguetes aeroespaciais, um momento histórico para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Outro avanço notável se deu na implantação do Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), em São José dos Campos (SP), uma embaixada do conhecimento em ambiente propício à união de esforços da indústria, dos centros tecnológicos e da academia na geração de soluções inovadoras e estratégicas ao Brasil.
Avançamos muito em governança corporativa e aprimoramento de ferramentas de gestão.
Todas as estruturações estão ancoradas no Programa Avibras por Excelência (AVPEX), que com mais de um ano de atuação já traz resultados importantes à empresa e seus colaboradores. Todos os trabalhos de melhoria contínua estão concentrados no programa, que é perene.
Não há esforço desconectado. Tudo está relacionado, frentes do AVPEX, Cultura Avibras, procedimentos internos e as quatro prioridades da Avibras, que são: segurança, qualidade, prazo e custo.
Estivemos muito focados no quesito segurança em 2018, prioridade da Avibras. Realizamos várias ações que disseminaram o conceito em toda a companhia, convocamos as lideranças para compartilhar esse aprendizado com seus liderados, trazendo assim motivação e engajamento na prática da prioridade.
Também atualizamos o Código de Ética, que expressa o compromisso da empresa com a integridade nos negócios e traz os padrões de ética e de conduta que devem ser seguidos por todos os colaboradores e públicos estratégicos. Criamos a área de Customer Care, o programa de relacionamento com fornecedores e estamos instituindo um programa corporativo de compliance, que ganhará corpo ao longo de 2019, além de manter os planos de monitoramento e mitigação dos riscos sob controle.
Como um grande desafio temos a questão das emissões de garantias bancárias necessárias para as exportações, o carro-chefe de nossas receitas. Em 2019 esperamos contar com o apoio e soluções definitivas a essa questão, uma vez que o amparo governamental é essencial para a manutenção das empresas de defesa do país.
Neste ano manteremos firmes a construção dos objetivos permanentes da Avibras, que são a valorização das pessoas, o aprimoramento do desempenho financeiro, a ampliação do valor da companhia e a sua perenidade.