A Avibras conta com cerca de 500 fornecedores entre nacionais e estrangeiros, compostos em aproximadamente 90% de empresas nacionais localizadas no Estado de São Paulo, principalmente no Vale do Paraíba e Grande São Paulo. Os fornecedores internacionais concentram-se na América do Norte, Europa e Ásia. A cadeia de fornecimento da companhia envolve, principalmente, itens de estamparia, forjados, fundidos, injeção plástica, usinagem, caldeiraria, cablagem, químicos, eletrônicos e serviços. 102-9
Os fornecedores Avibras são desenvolvidos seguindo o padrão PDCA de gestão. Após a identificação do fornecedor é realizado o processo de qualificação, onde são avaliados os aspectos de capacidade técnica instalada, índices de processo e qualidade além da idoneidade da empresa.
Nesse processo são realizadas análises e avaliações documentais e presenciais, seguindo um processo de auditoria de segunda parte com a interação entre as áreas de engenharia, qualidade e suprimentos com o fornecedor.
Após a qualificação do fornecedor é realizado o processo de aprovação de peça de produção, onde são avaliados os resultados específicos do produto ou serviço adquirido quanto aos requisitos dos mesmos. E durante o período de fornecimento os esforços são direcionados ao monitoramento e controle dos entregáveis dos fornecedores, garantindo atendimento às dimensões industriais qualidade, volume e prazo.
A Avibras adota um processo de qualificação de seus fornecedores por meio da adoção de um padrão de avaliação técnica denominado Conferência de Fornecedores, em que são apresentados os desafios da empresa para os próximos anos, os resultados gerais relacionados a performance de fornecedores e também é aberto um canal de diálogo para que eles possam expor suas necessidades, sugestões, críticas e elogios. Esse processo visa gerar o estreitamento na relação entre Avibras e fornecedor, melhorar a comunicação e consequentemente obter melhores resultados.
O processo segue um modelo estabelecido pela Avibras com referência a padrões globais, permitindo a adequação e entendimento de todas as informações e requisitos necessários, entre eles:
A sistematização da identificação e do desenvolvimento de fornecedores.
A melhoria contínua da qualidade dos produtos e assistência pós-vendas.
A evolução tecnológica permanente.
A total confiabilidade do desempenho da qualidade e controle de substâncias nocivas, sob monitoramento contínuo, capacitando a entrada dos produtos na Avibras sob o regime de qualidade assegurada.
A melhoria contínua da produtividade e a eliminação de desperdício ao longo de toda a cadeia, com consequente redução de custos.
Promover o uso de materiais, processos e produtos cujo impacto ambiental esteja de acordo com as leis em vigor.
Responsabilidade social.
Um dos grandes aperfeiçoamentos adotado pela empresa em 2018 foi a criação do processo de gestão de performance dos fornecedores, pelo qual um grupo de fornecedores recebe mensalmente seus indicadores de desempenho e tem a possibilidade de tratar com uma equipe dedicada da Avibras os assuntos relacionados a um possível não atendimento de metas.
Para os fornecedores que não atingem a meta é solicitado um plano de ação que é acompanhado pelas equipes de supply chain, qualidade e engenharia, no intuito de agir na causa raiz e melhorar os resultados.
Um dos desafios da empresa é manter todas as dimensões da qualidade como prioridade, dentre elas o desempenho dos produtos e serviços, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento e assistência, características técnicas e estéticas, completando a qualidade percebida pelos clientes.
O tema Qualidade é a prioridade a ser trabalhada pela empresa nos primeiros seis meses de 2019 e onde serão desenvolvidas frentes de trabalho quanto ao cliente, melhoria contínua e processos, desenvolvimento de pessoal, parceria com fornecedores e elevar o sistema de gestão da qualidade.
As ações se baseiam no tripé conferência com fornecedores, gestão de indicadores de performance e gestão dos planos de ação, em que são aplicadas métricas de índices de qualidade, quantidade e pontualidade, com o objetivo de estabelecer contratos de fornecimento, avaliação e qualificação dos fornecedores da empresa.
Entre os objetivos delineados para 2019, estão a implantação do processo de gestão de riscos de fornecedores, a melhoria do processo de gestão de performance de fornecedores, abrangendo um maior número de empresas nesse processo, e implantação do Portal de Fornecedores para melhoria na gestão e comunicação com as partes interessadas.
A empresa orienta sua base de fornecedores por meio do Manual do Fornecedor, do Código de Ética Avibras, das auditorias de qualificação de fornecedores e da gestão dos Planos de Ação aplicados a cada fornecedor, sendo os termos de compromisso inseridos nos pedidos de compras e nas minutas de contratos. 205-2
A Avibras não realiza negócios com parceiros, agentes e contratados que não tenham uma abordagem de tolerância zero à corrupção. Todos os contratos possuem cláusulas anticorrupção.