Kaizen ou “mudança para melhor” é uma filosofia Lean que permeia todas as dimensões do AVPEX e é aplicado a todos os processos da cadeia de valor da companhia. Em 2018 foram executados 14 projetos Kaizen, todos eles estruturantes, em diversos processos empresariais, com resultados positivos na redução em ciclos e custos, aumento da qualidade e redução de riscos empresariais.
A gestão matricial é uma estrutura de coordenação de projetos introduzida na Avibras em 2018 como forma de garantir a execução eficiente e eficaz de projetos de desenvolvimento e fabricação. Esse processo ajuda a garantir que o trabalho seja conduzido em alinhamento com as metas e gerenciado de acordo com as práticas estabelecidas pela organização. Qualquer projeto de desenvolvimento ou fabricação precisa ter o envolvimento organizado de várias disciplinas organizacionais como comercial, suprimentos, engenharia de produto, engenharia de manufatura, qualidade, produção, suporte ao cliente, finanças, entre outras. Esse envolvimento organizado é viabilizado por meio da gestão matricial.
Prioridades da Avibras:
segurança, qualidade, prazo e custo
A cultura é um dos grandes diferenciais competitivos da Avibras que em 2018 buscou fortalecer esse legado, obtido em seus 57 anos de história, mediante o Programa de Cultura Avibras. Gestado e operacionalizado pelo presidente e CEO da companhia, o programa está entre as dimensões do AVPEX e tem por objetivo reforçar aos colaboradores e fornecedores a importância de quatro prioridades para a empresa, que são: segurança, qualidade, prazo e custo.
Toda atividade na empresa precisa ser executada considerando esses aspectos. Após cinco anos de estudos e envolvimento de 12 áreas diferentes da empresa, a Avibras iniciou a dinâmica dos trabalhos de 2018 com a prioridade centrada em segurança. Por meio de treinamentos, capacitações, workshops e palestras, 100% dos colaboradores da empresa, desde os níveis operacionais à presidência e técnicos que trabalham no exterior, tiveram acesso a informações e procedimentos em segurança da informação, segurança ocupacional, segurança do trabalho, segurança patrimonial e segurança empresarial, um trabalho que deverá ser feito novamente em 2020.
Em 2019 serão trabalhadas as seguintes prioridades, em sequência: qualidade, prazo e custo.