Inovação
tecnológica para
a perpetuidade
da empresa

Segurança, Qualidade, Prazo e Custo

O Desenvolvimento Integrado do Produto (DIP) – filosofia de trabalho adotada pela Avibras em 2017 – teve, em 2018, uma evolução significativa, com o Manual do DIP concluído e a realização do treinamento desse manual para toda a liderança da empresa.

A descentralização das decisões por meio da nomeação dos Gestores Técnicos da Engenharia do Produto, trabalhando em sintonia com os Gestores de Projeto, fez com que os desenvolvimentos tomassem outro ritmo, com maior velocidade e integração das equipes. Os bons resultados vieram rápido e de forma expressiva, mediante a conclusão de etapas de projetos com prazos desafiadores e a realização de eventos importantes com sucesso como diversas autorizações para passagens de fases e, por exemplo, vários ensaios e lançamentos bem-sucedidos de diversos produtos em desenvolvimento.

Novos produtos tiveram seus estudos conceituais elaborados em 2018, alinhados com o Planejamento Estratégico da empresa, com base em estudos de mercado e necessidades de clientes, com alto potencial comercial. Esses estudos já nasceram formatados conforme o DIP, o que deve aumentar a eficiência da execução, seu controle e integração quando tiverem seus desenvolvimentos aprovados. Esse pipeline de novos produtos move a evolução contínua do portfólio da empresa no sentido de ampliar a sua competitividade e perpetuidade.

O ano de 2017 foi o ano do início da estruturação do programa Pesquisa e Desenvolvimento Pré-Competitivo (PDPC) da Avibras.

Em 2018, a estruturação começou a ser materializada. O Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), componente essencial desse programa, foi inaugurado em dezembro de 2018. Autoridades governamentais, representantes de universidades, das Forças Armadas, de institutos de pesquisa, órgãos de fomento e empresários participaram do evento, que teve uma palestra sobre os segredos da inovação com os professores da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Como embaixada da Avibras para pesquisa e desenvolvimento em ambiente de parcerias, o EATI tem por objetivo estabelecer o relacionamento com institutos de ciência e tecnologia, institutos de ensino e empresas que tenham interesses comuns com a Avibras no desenvolvimento de tecnologias no Brasil, além de fazer a ponte entre indústria, academia e instituições de fomento à pesquisa. 102-43 | 102-44 | 203-2

Os primeiros acordos de cooperação tecnológica com importantes institutos de ciência e tecnologia e institutos de ensino no Brasil foram assinados, e as primeiras bolsas de doutorado acadêmico industrial com temas tecnológicos de interesse da Avibras foram aprovadas em 2018, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Esse é só o início da atuação do EATI que, em total alinhamento com os projetos de PDPC da empresa, contribuirá para que tecnologias críticas e diferenciadoras sejam aprendidas e dominadas pela Avibras.

Segurança, Qualidade, Prazo e Custo

O Espaço EATI tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento em ambiente de parcerias