Proporcionar à família a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho é motivo de orgulho para os colaboradores. A Avibras abriu suas portas e recebeu cerca de 3,4 mil pessoas no Dia da Família, evento de integração ocorrido em 1º de dezembro. Os visitantes embarcaram na jornada da tecnologia e da inovação por meio de um passeio pela fábrica veicular e imediações. A iniciativa também contou com exposições variadas, de viaturas, maquetes de produtos e meio ambiente, com destaque para a exposição Nossa História, que contou por meio de painéis a trajetória de sucesso da empresa e de seu fundador, o engenheiro João Verdi Carvalho Leite. As atrações lúdicas fizeram a alegria das crianças, e os artistas circenses, espalhados por toda a área de visitação, interagiram o tempo todo com o público.
Homenagem por Tempo de Casa
Criada pelo engenheiro Verdi, fundador da empresa, e retomado pelo atual presidente, João Brasil, a Homenagem por Tempo de Casa reconheceu em 2018 a dedicação e o empenho de colaboradores por anos de trabalho. Foram homenageados pela iniciativa os profissionais que completaram até 31 de dezembro de 2017, dez, vinte, trinta e quarenta anos de atuação na companhia.
A empresa revisou seu processo de recrutamento e seleção adotando processos estruturados para atrair os melhores talentos do mercado.
Entre as principais ações está a estruturação dos cargos disponíveis na companhia, de acordo com as regras de mercado. A intenção da iniciativa é uniformizar e dar mais consistência à evolução dos colaboradores ao longo de sua trajetória profissional na empresa, agregando valor às políticas de gestão e retenção de talentos.
A meta é que entre 2019 e 2020 a empresa disponibilize um mapa de todos os cargos da empresa, bem como as informações necessárias para que o colaborador possa visualizar e planejar sua carreira. A estruturação segue as diretrizes da política de gestão de pessoas.
No centro desse processo está a Carreira Y, que permite ao profissional optar entre seguir para o cargo de gestão ou ser um especialista em determinada área. Dentro desse modelo os colaboradores contam com o processo de mentoria, em que o especialista mais experiente da empresa pode chegar até um ponto na carreira equivalente ao alcançado por um gerente, com as mesmas prerrogativas, evitando que para ele progredir na carreira tenha que deixar a atividade técnica para atuar nas áreas de gestão e administração.
A lógica da mentoria é que o especialista da área técnica continua como técnico e vê perspectivas de crescimento profissional, o que representa ganhos de retenção para profissionais de extrema qualificação. Esse profissional sabe que pode trabalhar na área técnica o resto da vida porque sempre vai ter uma evolução possível na carreira, com a mesma equivalência de um profissional das áreas de gestão e administrativa.
Outra iniciativa importante é a atenção aos colaboradores em processo de aposentadoria.
Denominado Projeto de Vida, a Avibras estruturou um modelo que visa apoiar o colaborador no planejamento para uma nova etapa de vida, abordando temas relacionados à preparação para as mudanças, como a elaboração de um novo projeto de vida, passagem do conhecimento adquirido e, também, a preparação da liderança para orientação e apoio às pessoas. O programa será implementado ao longo de 2019.
Nossa força de trabalho é altamente capacitada e preparada para novos desafios
Gestão do conhecimento
Perpetuar o conhecimento, registrar lições aprendidas e reutilizar esse legado. É com base nessas premissas que o time de engenharia da Avibras iniciou um projeto-piloto – a ser estendido para toda a organização – que reúne periodicamente colaboradores para trocar conhecimentos entre si voltados à busca de soluções de problemas. A meta é fazer a gestão do conhecimento da Avibras e tornar esse conhecimento reutilizável para que a pessoa que vai desenvolver um novo produto não incorra nos mesmos erros que a outra teve no produto anterior, ou no passado. A experiência lançada em 2018 já permitiu o surgimento de ideias e novas soluções e trabalha sobre dois aspectos: as lições aprendidas e as comunidades de prática.
Um desdobramento da iniciativa passa pela montagem e divulgação de documentos e vídeos produzidos pelos colaboradores mais experientes sobre temas e assuntos específicos que possam ajudar os jovens talentos da companhia a solucionar problemas e a enraizar o conhecimento e a Cultura Avibras.
O RH Dedicado atua de forma conectada com o Planejamento Estratégico e o Plano de Ação de cada negócio da companhia e tem o papel de apoiar os gestores, principalmente no atendimento de suas principais demandas estratégicas de pessoas.
Por meio de uma comunicação transparente com todos os colaboradores, promove desafios, a fim de aumentar o engajamento de todos para projetos atuais e futuros. Anualmente, a área de Recursos Humanos elabora o seu Plano de Ação alinhado a estratégia da companhia.
Em 2018, o RH Dedicado contribuiu para a implementação de novos processos na área de Recursos Humanos que serão disseminados em 2019. Neste ano, terá o desafio de fortalecer o seu papel para garantir o entendimento e desenvolvimento do negócio na área de Gestão de Pessoas, assumindo uma postura ativa e estratégica.
Programa de Integração
Em busca das melhores práticas de mercado, a Avibras aperfeiçoou o seu Programa de Integração para reduzir o tempo de adaptação do novo colaborador, estabelecendo uma relação de confiança e conexão com a Cultura da empresa. Uma experiência completa e engajada aos novos membros do time.
O programa intitulado Jornada Avibras: O Caminho do Seu Sucesso Começa Aqui está alinhado à dimensão pessoas do Programa Avibras por Excelência (AVPEX), que tem por objetivo elevar a Avibras a um nível de excelência mundial.
Com foco no aprendizado, na motivação e no comprometimento, a nova integração também reforça as quatro prioridades da companhia: segurança, qualidade, prazo e custo.
Jornada de Conhecimento
No dia da integração, o novo colaborador recebe um kit de boas-vindas, totalmente personalizado com a identidade visual do programa. O kit é composto por um caderno inteligente que traz folhas para anotações, uma mensagem de boas-vindas do Presidente João Brasil, a história da empresa contada mediante uma linha do tempo e outras informações úteis sobre benefícios oferecidos pela empresa.
A programação conta ainda com palestras cujos conteúdos foram revisados, dando maior dinamicidade às apresentações. Também foram incluídos novos temas: vídeo de boas-vindas do Presidente João Brasil, AVPEX e Segurança da Informação.
No fim do dia, é realizado um tour pela fábrica veicular e um bate-papo com o Diretor-Vice-Presidente Almir Borges, que dá as boas-vindas e reforça os principais aspectos da Cultura Avibras para a conquista de resultados positivos tanto individuais quanto para a empresa.
Para apoiar o gestor na chegada do novo colaborador, é disponibilizado um guia para orientá-lo na continuidade do processo de integração nos 30 dias seguintes.
O time da Avibras é composto por 1.880 colaboradores diretos, dos quais 85% homens e 15% mulheres, além de 759 terceirizados (84% homens). Com 320 contratações e 291 desligamentos.
O turnover se manteve equilibrado e na área de Tecnologia tem sido muito baixo, com a empresa conseguindo captar profissionais de destaque no mercado com outras empresas do setor aeroespacial.
Com exceção dos estagiários, 100% dos colaboradores são abrangidos por acordo de negociação coletiva. Os terceirizados seguem os acordos coletivos de seus respectivos sindicatos. Todos os colaboradores são representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos, e os acordos assinados abrangem a totalidade. 102-41
A retenção de talentos tem sido um ponto de grande atenção para a Avibras, que em 2018 ampliou a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões em que atua, beneficiando as áreas econômica e social do Vale do Paraíba, conforme tabela abaixo: 102-7
Descrição
Valores
Quantidade de colaboradores em 01/01/18
1.851
(-) Redução do quadro durante 2018
(291)
+ aumento do quadro durante 2018
320
= Quantidade de colaboradores em 31/12/18
1.880
Para engajar profissionais capacitados as necessidades da empresa, a Avibras busca os melhores talentos, unindo competência técnica e aderência aos seus valores.
A empresa incentiva o desenvolvimento de todos os colaboradores, por meio de políticas e estratégias, alinhados aos objetivos do negócio. Na Avibras, os colaboradores que cursam mestrado ou doutorado podem se ausentar das operações para realizar o curso ou disciplinas específicas oferecidas por instituições reconhecidas no mercado.
A empresa também apoia a continuidade da formação acadêmica por meio do programa de pós-graduação que vise promover o desenvolvimento dos colaboradores com foco no desenvolvimento de suas funções e/ou projeto futuro, alinhado às necessidades da empresa.
Programa de Desenvolvimento de Liderança 404-1 | 404-2
Em 2018, foram 115 líderes treinados, que totalizaram 2.032 horas de capacitação. Os líderes também participaram do Laboratório do Líder, em que puderam colocar em prática os conceitos e técnicas que foram disseminadas no decorrer da formação.
Em continuidade com o programa de desenvolvimento da liderança, a Avibras em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), implantou um novo programa, composto por cinco módulos nos pilares: cultura, pessoas, processos, projetos e finanças. O programa está disponível para todos os gerentes e supervisores da companhia.
A expectativa é que os líderes sejam capazes de construir uma visão por meio da gestão de pessoas potencializando os resultados para o negócio, discutir os papéis e as responsabilidades da liderança, bem como a transição de comportamento necessário para garantir o engajamento das pessoas.
Em 2018 foram empreendidas 66.108,70 horas de treinamentos e 5.947 participações de colaboradores em toda a organização. Foram 479 turmas formadas e distribuídas entre demandas funcionais e obrigatórias durante o ano. No segundo semestre foi implantado o Diagnóstico das Necessidades de Treinamento com o objetivo mapear os gaps de competência da organização para 2019. Essa ação foi realizada por meio das gerências que identificaram quais ações serão prioritárias desenvolver em 2019. Para a liderança, foi dado continuidade ao Programa de Desenvolvimento da Liderança em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) para capacitar os líderes em competências chaves para o negócio.
A Avibras investe no Programa de Aprendizagem na Indústria do Serviço Nacional da Indústria (Senai), oferecendo a jovens de 14 a 24 anos a oportunidade de ingressarem na carreira profissional. A companhia oferece aos participantes todos os benefícios concedidos aos seus colaboradores, além de apoio social. Em 2018, havia 54 jovens contemplados. A empresa é aderente à inclusão social de Pessoas com Deficiência (PCD) e cumpre as exigências legais e programas de desenvolvimento definidos para esses profissionais.
Para promover a complementação do ensino e da aprendizagem, constituindo-se em instrumento de integração, aperfeiçoamento e relacionamento humano, a empresa desenvolve e aprimora as habilidades de seus estagiários ao ambiente corporativo. O objetivo do programa será formar futuros profissionais cada vez mais engajados com os valores e objetivos da empresa.
A nova política de cargos e salários mantém benefícios diferenciados para atrair e reter talentos, entre eles seguro de vida, plano de saúde, cobertura para incapacidade/invalidez, licença-maternidade estendida, plano odontológico, tratamento médico especial para filhos de colaboradores e auxílio-creche até seis anos (mulheres, homens que detém a guarda e viúvos). 401-2
Coloca ainda à disposição dos colaboradores um plano de previdência complementar, em parceria com a Brasilprev, ao qual contribui com valor equivalente a 100% da contribuição participante limitado a 5% do salário-base. Acima de 5%, o colaborador faz aportes que podem chegar a 12%.
Em 2018, a cooperativa atendeu 1.607 cooperados, correspondendo a 86% dos colaboradores da Avibras, com movimentação de 5.067 empréstimos no decorrer do ano. As iniciativas também envolveram a entrega de 1.400 kits de material escolar, atendendo aos cooperados e seus dependentes com idade entre 4 e 21 anos. O material também beneficia associados matriculados nos ensinos médio e superior e em cursos de pós-graduação. A fim de estimular os conceitos de educação financeira, a cooperativa distribuiu cofrinhos aos filhos dos cooperados, estimulando crianças e adultos a poupar, além de informativos com dicas sobre o tema educação financeira.
A área de Segurança do Trabalho realizou ações alinhadas com as estratégias e prioridades ao Programa de Cultura Avibras, que em 2018 teve foco em segurança.
Uma das iniciativas foi o lançamento do quadro Segurança do Trabalho em Foco, objeto que trouxe os líderes da companhia, desde o Presidente até os principais gerentes, falando sobre a segurança como seu primeiro valor, destacando-a como prioridade diária em todas as ações realizadas pelos colaboradores e suas lideranças.
A área, composta por Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho e Bombeiros, apoiou o desenvolvimento de estudos e ações de melhoria dos postos de trabalho da empresa, em novos parâmetros e processos a serem seguidos pelos fornecedores e participou de forma ativa de todos os requisitos de projeto, construção e licenciamentos da nova fábrica de Lorena (SP). Dentro do planejamento estratégico da Avibras, suportou temas orientados em segurança do trabalho, saúde e qualidade de vida ao trabalhador relacionados à modernização de todas instalações e na estruturação da coleta e correta destinação de resíduos.
A Cultura Avibras define segurança como primeira prioridade e adota como modelo de ação o princípio da precaução em iniciativas associadas a segurança do trabalho, saúde e meio ambiente. A equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) está sempre envolvida nas decisões sobre instalações (construções, demolições), processos, equipamentos, matérias-primas e resíduos, seja por meio de reuniões com equipes multidisciplinares, auditorias, vistorias, solicitações de apoio técnico feito pelas mais diversas áreas da empresa. Nessas ocasiões são definidas as maneiras de atendimento não somente de requisitos legais e exigências de órgãos reguladores, mas também de oportunidades identificadas de tornar a empresa mais segura e sustentável.
As áreas mais críticas do ponto de vista de saúde e segurança ocupacional são as Áreas Ativas, onde são fabricados, manuseados e armazenados matérias primas e produtos classificados como explosivos. Essas áreas possuem isolamento de risco e também proteção passiva na construção dos prédios, constituídos por componentes incombustíveis e locais estratégicos com paredes frágeis. 403-3
Todas as operações envolvendo movimentação de matéria-prima e ou produtos explosivos possuem procedimentos de segurança e todos os colaboradores são treinados a cada dois anos sobre segurança do trabalho em Áreas Ativas. Para todos esses colaboradores são realizados periódicos a cada seis meses, e além disso, para colaboradores acima de 35 anos de idade, são realizadas avaliações de níveis glicêmicos, hepatológicos e de pressão arterial. Em caso de alterações são colocados em programas de saúde específicos onde recebem orientações e acompanhamentos específicos.
A empresa realiza a análise de riscos em novos projetos, adota o uso de proteção coletiva, individual e também medidas administrativas para promoção de segurança do trabalho nas atividades desenvolvidas. São realizados cursos e exames específicos para atividades como proteção respiratória, trabalho em altura e espaço confinado.
A área de Saúde Ocupacional conduz programas de saúde para atividades específicas e para aqueles colaboradores que apresentem alterações em alguns exames físicos e complementares (laboratório, raio X, eletroencefalograma, prova de função pulmonar, próstata) para maiores de 40 anos, acompanhamento de sobrepeso e pressão arterial alterada, além de outros. Esses colaboradores são acompanhados com orientações, exames e outras ações quando necessário.
Metas e objetivos para 2019
Entre as metas delineadas dentro do processo contínuo de aperfeiçoamento da Segurança do Trabalho, a Avibras tem por objetivos:
Lançamento do programa Você em Ação! Sua atitude é a chave para a Excelência, que abrangerá a importância do comportamento preventivo em saúde, segurança e meio ambiente, seja ele individual ou coletivo, e sua contribuição para o bem-estar das pessoas e sustentabilidade dos negócios da empresa.
Reestruturação do processo de gestão de terceiros.
Realização de palestras e treinamentos para a liderança e colaboradores.
Desenvolvimento de referencial comparativo para definição de metas e ações para 2020.
Com foco no bem-estar e na qualidade de vida de seus colaboradores, o serviço social da Avibras dá suporte aos colaboradores afastados por doença; orienta sobre pagamentos, visitas hospitalares e domiciliares; fornece apoio na solução de dificuldades relacionadas aos planos de saúde; e dá suporte em casos de dependência química, conflitos familiares, dificuldades de relacionamentos e financeiras e processos de perda familiar. Além do atendimento presencial, o serviço social coloca à disposição dos colaboradores celular corporativo para atendimento emergencial e ramal específico.
Em 2018 os colaboradores participaram de forma ativa em programas de saúde, opções saudáveis de alimentação e valorização do papel da família e do lazer. Acreditando na importância da informação, a área de Saúde Ocupacional da Avibras enfatizou diversas iniciativas por meio de palestras itinerantes sobre a saúde do homem, cuidados com a saúde da mulher, programa de vacinação contra gripe e orientação e exposição sobre a importância da alimentação na prevenção e combate ao câncer. Como parte do Programa Você em Ação, a ser estruturado em 2019, estão programados lançamentos dos projetos em temas como peso saudável, prevenção e controle da hipertensão e prevenção e controle do diabetes.