A segurança da informação é uma disciplina estratégica para Avibras; a Empresa reconhece e investe para que ameaças cibernéticas não comprometam o seu desempenho.
As ações de segurança da informação são definidas por meio de mapeamento de risco, acordadas com a presidência da companhia, implementadas em conjunto com a área de Tecnologia da Informação e acompanhadas periodicamente. O planejamento anual inclui ações voltadas para pessoas, processos e ferramentas; esse investimento é fundamental para proteger o valor que a informação tem para a empresa.
Assim como outras organizações, a Avibras está sujeita a um volume significativo de ameaças que são combatidas por meio de forte proteção do perímetro, redes de dados segregadas, bloqueio de portas USB, restrição de uso de equipamento para registro de imagens, capacitação das pessoas, atualização tecnológica e outros recursos. O desafio é sempre atuar de forma equilibrada de modo que as medidas de proteção não comprometam o bom andamento dos negócios.
As ações de conscientização em segurança da informação fazem parte de um processo permanente de cultura que, no ano de 2018, realizou ações de sensibilização e capacitação mediante palestras, treinamentos, divulgação de boas práticas nos diversos canais de comunicação e dinâmicas interativas. O objetivo é capacitar as pessoas na identificação de ameaças, adoção de medidas preventivas e notificação de ações suspeitas.
Em razão dos contratos estabelecidos com as Forças Armadas, a Avibras está sujeita a legislação específica e o obteve em 2018 a habilitação de segurança para o tratamento de informação classificada do Poder Executivo Federal.
Confiante em suas ações de cultura, atenta ao cenário externo e alinhada com as tendências tecnológicas, a Avibras segue atuando para que a preservação do conhecimento assegure a perpetuidade do negócio.