- Detalhes
A Avibras recebeu, nesta quarta-feira, dia 28/01, a visita de oficiais do Exército Brasileiro (EB) para dialogar sobre os projetos estratégicos desenvolvidos em parceria com a empresa, com foco na retomada das operações e no fortalecimento da cooperação institucional.
A comitiva foi composta pelo Diretor de Fabricação do Exército Brasileiro, General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela, pelo Coronel Alexandre Horstmann e pelo General de Brigada (R1). Moises da Paixão Júnior, Gerente do Programa Estratégico ASTROS. Também estiveram presentes o Tenente-Coronel Eduardo Guerra e o Capitão Eduardo Henrique dos Santos, militares que integram a Comissão de Absorção de Conhecimentos e Transferência de Tecnologia (CACTTAV) na Avibras.
Para a Avibras, é uma grande satisfação apresentar à comitiva do Exército Brasileiro o status do processo de retomada de suas atividades, no caminho da recuperação da empresa e do reinício de suas operações.
Considerando sua relevância estratégica para o Exército Brasileiro, a Avibras, segundo a própria Força, desempenha um papel fundamental na soberania nacional, no fortalecimento das capacidades operacionais do Exército e na autonomia tecnológica do Brasil no setor de defesa.
- Detalhes

A Avibras informa que o processo de reestruturação da companhia avança de forma consistente, em alinhamento com as tratativas realizadas com o Sindicato dos Trabalhadores, cuja atuação tem sido pautada pelo diálogo e pela responsabilidade, e com acompanhamento das autoridades competentes.
As condições precedentes para a retomada das operações vêm sendo atendidas, incluindo compras estratégicas por parte do Exército Brasileiro e o avanço da negociação da transação tributária.
A condição central para a consolidação desse processo é a participação do Governo Federal. As alternativas para essa participação já foram debatidas no âmbito do próprio Governo, considerando o caráter estratégico da Avibras para a soberania nacional e para a Base Industrial de Defesa. A implementação dessa etapa está em curso, visando a construção de uma solução sustentável e de longo prazo.
A Avibras está confiante de que a retomada das atividades consolidará um avanço relevante para os trabalhadores, para a indústria nacional de defesa e para a soberania do país.
Assessoria de Imprensa
23/01/26
- Detalhes

Com relação à matéria intitulada “Em reunião com Boulos e criticando a Embraer, Avibras pede R$ 300 milhões ao governo federal”, assinada por Mateus Alves e publicada no dia 27/11/25, pelo site Aeroin, a Avibras esclarece que o título apresenta uma falha grave de informação. A afirmação atribuída à empresa não foi feita pela Avibras, conforme consta no próprio conteúdo da matéria.
Sobre a opinião expressa pela redação, reforçamos a importância de maior aprofundamento no contexto e nos temas relacionados ao setor de defesa, de modo a assegurar precisão e rigor nas informações publicadas.
Assessoria de Imprensa
- Detalhes
A instalação da Avibras em Jacareí recebeu, no dia 18/11, a visita técnica do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), órgão do Ministério da Defesa, com o objetivo de reavaliar a empresa como Unidade de Catalogação (UniCat). A comitiva de militares, composta pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Alessander de Paiva Nunes, pelo 1º Sargento Carlos Eduardo Silva Lima e pelo 3º Sargento Tiago da Silva de Mello, constatou in loco a competência e a estrutura da Avibras na prestação de serviços de catalogação, etapa que integra o processo de recertificação da empresa como UniCat de vanguarda para a Base Industrial de Defesa Brasileira (BID). Os militares encerraram a visita demonstrando satisfação com o que observaram e manifestaram otimismo quanto à retomada da companhia.
A Avibras foi a primeira indústria privada do Brasil autorizada a atuar como UniCat junto ao Ministério da Defesa, reforçando o seu pioneirismo e sua reconhecida expertise nesta área. As UniCats são entidades autorizadas a prestar serviços de catalogação para itens de suprimento utilizados pelas Forças Armadas ou de interesse destas.
Desde 2016, a Avibras executa e comercializa o serviço de catalogação, que engloba a coleta de dados técnicos para identificação dos itens e sua organização conforme o padrão de catalogação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Esse processo traz visibilidade internacional para os produtos, fortalece sua inserção no mercado externo e proporciona benefícios econômicos e operacionais na área de logística.
A Avibras, que permanece como referência neste segmento no Brasil e no exterior, agradece a presença da comitiva do CASLODE e reforça sua parceria construída ao longo dos anos.
- Detalhes

A Avibras Indústria Aeroespacial S.A., em Recuperação Judicial, ajuizou nesta quinta-feira, dia 30/10/25, notificação judicial dirigida à empresa SIATT Engenharia, Indústria e Comércio S/A, empresa umbilicalmente ligada ao Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos - e a seus dirigentes, em razão de indícios de uso indevido de propriedade intelectual de sua titularidade.
Com essa medida, a Avibras busca resguardar seus direitos, seu legado tecnológico e interesse público vinculado à soberania nacional, valores que norteiam sua trajetória de mais de seis décadas em prol da autonomia tecnológica e do fortalecimento da Base Industrial de Defesa Brasileira.
A Avibras reafirma seu compromisso com a transparência, a ética e a legalidade, pilares fundamentais que sustentam sua atuação empresarial e institucional.
Assessoria de Imprensa
- Detalhes

A Avibras Indústria Aeroespacial S.A. – Em Recuperação Judicial ("Avibras"), empresa de defesa brasileira líder na América Latina e do Hemisfério Sul, que domina tecnologias críticas de propulsão, integração de sistemas e fabricação de veículos especiais para fins militares, foguetes, mísseis, lançadores de satélites e sistemas de defesa, vem informar aos seus colaboradores e ao mercado que:
O processo de transição iniciado em 14 de agosto de 2025 encontra-se em curso. As diligências, auditorias, manutenção das instalações industriais e preservação do acervo tecnológico da companhia estão em andamento. Adicionalmente, foram retomadas atividades essenciais, realizadas visitas e reuniões técnicas com os principais clientes, e iniciado o planejamento para restabelecer a plena capacidade da Avibras após três anos de paralisação.
Paralelamente, seguimos em tratativas com credores, governo, trabalhadores, clientes e Fazenda Pública para a implementação das condições precedentes, ainda pendentes de cumprimento, necessárias à execução do Plano de Recuperação Judicial, etapa fundamental para garantir a estabilidade financeira e operacional da companhia.
Reafirmamos que a reestruturação representa uma oportunidade histórica para a construção de uma Nova Avibras forte, com governança renovada, estabilidade institucional e uma estrutura de capital alinhada à visão de longo prazo. Continuamos comprometidos com a execução da reestruturação em parceria com todos que efetivamente compartilham do propósito de ver a Avibras prosperar novamente. A empresa manterá colaboradores e mercado atualizados sobre cada etapa do processo.
Atenciosamente,
A Administração Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
- Detalhes

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira, dia 14/08/25, a Avibras Indústria Aeroespacial S.A. – Em Recuperação Judicial (“Avibras” ou “Companhia”) elegeu Fábio Guimarães Leite como seu novo Diretor-Presidente. A mudança integra as ações previstas no processo de reestruturação em curso, anunciado em 6 de agosto de 2025.
Fábio Leite é advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa e possui ampla experiência no mercado de capitais. Foi executivo-chefe da área jurídica de Mercado de Capitais do Banco Bradesco de Investimentos e advogado associado no Demarest Advogados. Ao longo da carreira, coordenou emissões de valores mobiliários, operações de fusões e aquisições, reorganizações societárias e projetos de governança corporativa, além de atuar em due diligence e estruturação de fundos de private equity. Atualmente, dedica-se às áreas societária e de recuperação judicial de empresas.
Os atos e procedimentos preparatórios para a reestruturação estão em andamento. Paralelamente, seguem as negociações para a implementação das condições precedentes necessárias à execução do Plano de Recuperação Judicial, etapa fundamental para garantir a estabilidade financeira e operacional da companhia.
A empresa manterá colaboradores e mercado atualizados sobre cada etapa do processo. Esta reestruturação representa uma oportunidade histórica para consolidar uma nova fase da empresa, forte, com governança renovada, estabilidade institucional e estrutura de capital alinhada à visão de longo prazo, no melhor interesse de seus clientes, equipe técnica e do Brasil.
Avibras Indústria Aeroespacial S.A - Em Recuperação Judicial
- Detalhes

A Avibras Indústria Aeroespacial S.A. – Em Recuperação Judicial ("AVIBRAS" ou “Companhia”), empresa de defesa brasileira líder na América Latina e no Hemisfério Sul, reconhecida mundialmente pelo domínio de tecnologias críticas de propulsão, integração de sistemas e fabricação de mísseis e lançadores de satélites, por suas avançadas capacidades industriais e produtos, sistemas e serviços, bem como por sua atuação no desenvolvimento e fabricação de veículos especiais para fins militares, foguetes, mísseis e sistemas de defesa, vem informar aos seus colaboradores e ao mercado que:
A Avibras tem um novo acionista controlador, conforme decisão judicial registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP. Em linha com a alteração do controle acionário da Avibras, mediante adoção das providências societárias cabíveis, a Companhia passará a ser administrada pelo Dr. Fábio Guimarães Leite, que será responsável por conduzir a transição no processo de reestruturação da empresa (“Reestruturação”).
O novo acionista controlador está comprometido com a condução da Companhia conforme as diretrizes do Plano de Recuperação Judicial (“PRJ”) aprovado pelos Credores em Assembleia Geral de Credores em 26 de maio de 2025. A execução do PRJ é fundamental para a recuperação operacional e financeira da Avibras.
Neste contexto, sem prejuízo das providências processuais para plena e regular produção de todos os efeitos do PRJ, a Companhia promoverá desde já os atos e procedimentos preparatórios para a Reestruturação, que consistem em condições precedentes à efetiva implementação da Reestruturação, tais como:
- Diligência sobre evento, circunstância, mudança, desenvolvimento, ocorrência ou estado de fatos que não tenha sido indicado nos Relatórios Mensais de Atividades;
- Celebração de novo acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São José dos Campos e Região;
- Adesão do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP para opção de Credor Apoiador com Garantia Real;
- Confirmação das demandas de mercado, em especial junto às FFAA nacionais durante os primeiros anos de operação;
- Celebração de acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para reestruturação e regularização da situação fiscal da Companhia.
A Reestruturação representa uma oportunidade histórica para a construção de uma nova Avibras forte, com nova governança, estabilidade política e uma estrutura de capital alinhada à visão de longo prazo, focada no melhor interesse dos clientes, de seu corpo técnico e do Brasil.
Atenciosamente,
Avibras Indústria Aeroespacial S.A. – Em Recuperação Judicial
Vita Gestão e Investimentos Ltda., na qualidade de acionista majoritário da Companhia
- Detalhes

A Avibras informa que, embora tenha deixado clara sua posição sobre a votação do plano alternativo proposto pela Brasil Crédito no processo de Recuperação Judicial, respeita e acata a decisão da Justiça pela homologação do referido plano, com o objetivo de viabilizar uma solução definitiva para a situação dos colaboradores e demais credores.
A empresa segue empenhada na superação deste momento, com foco na retomada de suas atividades o mais breve possível e na preservação dos postos de trabalho, bem como de sua capacidade industrial e tecnológica.
- Detalhes

Nesta segunda-feira, 26 de maio, foi realizada a Assembleia Geral de Credores no âmbito do processo de recuperação judicial da Avibras, oportunidade na qual a companhia se posicionou contrariamente à deliberação do plano alternativo proposto pela Brasil Crédito.
Apesar de respeitar a decisão soberana dos credores, que optaram por dar andamento à votação e aprovar o referido plano, a Avibras entende que o ato foi revestido de diversas nulidades, as quais serão oportunamente submetidas ao crivo do Poder Judiciário.
A Avibras reitera que o investidor árabe Black Storm permanece comprometido com a aquisição da companhia, com previsão de aporte imediato de recursos financeiros. A efetivação dessa operação poderá alterar significativamente o cenário atual da recuperação judicial, criando perspectivas mais favoráveis para a continuidade das atividades da empresa e para o pagamento dos credores.
A empresa segue focada na viabilização dessa operação, por entender que ela representa a melhor alternativa para a superação da crise e a quitação das dívidas com os credores.
- Detalhes

A Cooperativa Avibras, inscrita no CNPJ sob o nº 43.268.960/0001-40 e NIRE 35400000651, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os associados, que nesta data são em número de 848 (oitocentos e quarenta e oito), em condições de votar, para se reunirem em Assembleia Geral, no dia 30 de abril de 2025, em modalidade virtual.
Clique aqui para acessar o edital de convocação.
- Detalhes

Informamos que a Assembleia Geral de Credores (AGC), no âmbito do processo de Recuperação Judicial da Avibras, agendada para esta quinta-feira, dia 10/04, foi suspensa e será retomada no dia 13/05, às 12h. Na nova data, poderá ser apresentado um plano de recuperação alternativo por credores interessados, conforme deliberação da própria assembleia.
Reforçamos que o processo de entrada do investidor na companhia segue em andamento. Embora reconheçamos que a condução do processo não esteja ocorrendo na velocidade esperada, todos os envolvidos permanecem empenhados em sua conclusão.
- Detalhes

As recentes notícias veiculadas na mídia sobre as petições apresentadas à Justiça no âmbito da Recuperação Judicial da Avibras geraram incertezas quanto à reestruturação econômico-financeira da companhia. A Avibras esclarece que todas as demandas judiciais serão devidamente tratadas, e reafirma sua confiança no Judiciário para o êxito de suas iniciativas de recuperação.
A empresa reforça o seu compromisso em cumprir as exigências legais e fiscais, além de seguir o plano de Recuperação Judicial.
O processo de entrada do investidor na companhia continua em pleno desenvolvimento. Tanto a Avibras quanto a empresa saudita Black Storm permanecem firmemente comprometidas em concluir a transação o mais breve possível com o objetivo de promover a recuperação da empresa e o retorno da normalidade das operações.
Assessoria de Imprensa
28/03/2025
- Detalhes

Nesta terça-feira, dia 18/03/2015, a 15ª Câmara de Direito Privado, por meio do Desembargador Relator Elói Estêvão Troly, concedeu tutela de urgência, em recurso de agravo de instrumento promovido pelo presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite, suspendendo a expropriação / adjudicação (transferência de titularidade) das cotas societárias (participações na empresa) requeridas pela Brasil Crédito em processo de execução judicial.
Essa decisão reflete o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), fundamentado no processo de retomada e reinvestimento da Avibras, respeitando o direito coletivo dos colaboradores e o cumprimento do Plano de Recuperação Judicial já aprovado em assembleia pelos credores.
A Avibras e o sócio majoritário seguem confiantes no êxito desta e das demais demandas, especialmente nas negociações com investidores em andamento, sempre em busca do melhor para seus colaboradores e da manutenção da Avibras no mercado de defesa.
Clique aqui para ver a sentença
Assessoria de Imprensa
19/03/25
- Detalhes

A Avibras Indústria Aeroespacial e a Black Storm Military Industries comunicam que vêm mantendo tratativas avançadas para viabilizar um potencial investimento que visa a recuperação econômico-financeira da Avibras.
Esta parceria visa manter suas instalações de fabricação no Brasil, retomando as operações o mais rápido possível e garantindo o cumprimento das obrigações da empresa com o governo brasileiro e demais clientes, seus credores e, especialmente, os colaboradores da Avibras.
Ambas as empresas estão comprometidas e trabalhando diligentemente para finalizar os termos e condições específicos do investimento e manterão o mercado informado.
- Detalhes

No final da tarde de hoje, 09/12/24, a Avibras foi surpreendida pela comunicação unilateral do eventual investidor nacional ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, ao Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena, ao Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e também à imprensa local. Na mensagem, foi informada a retirada da proposta feita pelo eventual investidor de acordo trabalhista, negociada com as entidades sindicais, bem como a desistência de cumprir as condições precedentes ao fechamento do contrato de investimento.
Embora a Avibras tenha cumprido todas as suas obrigações, o eventual investidor decidiu pela não prorrogação do contrato. O investidor possui o direito contratual de desistir do investimento a qualquer momento e por qualquer motivo. A companhia acata essa decisão e manterá as obrigações de confidencialidade conforme o acordo firmado.
A empresa já está em contato com outro potencial investidor para prosseguir com as tratativas necessárias à realização do investimento. Dentro de alguns dias, compartilharemos novas informações sobre o andamento deste processo.
Reconhecemos que essa notícia gera frustração e insegurança a todos os envolvidos, porém a empresa reafirma o seu compromisso em seguir trabalhando para viabilizar o investimento necessário à retomada da Avibras.
Assessoria de Imprensa
09/12/24
- Detalhes

Em continuidade às negociações para a possível aquisição do controle da Avibras por um investidor brasileiro, representantes da empresa e do investidor apresentaram, nesta quinta-feira, dia 28/11, uma proposta aprimorada e definitiva ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos referente ao pagamento das dívidas trabalhistas.
A nova proposta traz uma evolução na negociação, atendendo as demandas apresentadas pelos colaboradores e pela entidade sindical como:
- Restabelecimento do plano de saúde;
- Pagamento do 13º salário de 2024 no dia 20/12/2024 e do salário do mês de dezembro/24 no dia 30/12/2024;
- Extensão das cláusulas sociais do Acordo Coletivo até a data-base 2026; estabilidade de emprego até 30/04/2025 aos empregados que anuírem com o acordo (assinarem o termo de anuência) e efetivamente voltarem a prestar serviços para a Avibras;
- Compromisso de permanência na região pelo período de 10 anos; em contrapartida ao reajuste salarial (data-base 2024/2025);
- Concessão de abono no valor de R$4.000,00 por colaborador ativo;
- Pagamentos individuais dos respectivos saldos de salários, 13º salários e férias, em 1 até 13 em parcelas, iniciando em janeiro de 2025 (garantia do pagamento mínimo de um salário nominal por mês, limitado ao saldo);
- Pagamentos individuais a título de multas normativas e inibitória cujo valor somado equivalerá à correção dos respectivos saldos salariais, 13º salários e férias atrasadas pela variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) + 2% ao ano, entre a data do vencimento da obrigação e a data do acordo, de forma indenizada, em duas parcelas iguais e sucessivas, a primeira em fevereiro e a segunda em março de 2026.
É importante ressaltar que cerca de 50% dos atingidos pelo acordo já terão os seus respectivos saldos quitados até o 5º mês contados a partir da vigência do acordo.
Não houve acordo entre as partes e o sindicato encaminhará a proposta para deliberação dos colaboradores em assembleia.
Também serão realizadas reuniões com o Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena e Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo para negociação.
É fundamental destacar que este é um momento decisivo para a retomada da Avibras, que poderá ser viabilizada por este investidor em eventual fechamento do negócio. Esta é a solução mais realista e factível no cenário atual, representando uma grande oportunidade para assegurar a continuidade das operações, preservar empregos e fortalecer a confiança de todos os envolvidos no futuro da empresa.
Novas informações sobre o processo serão divulgadas em momento oportuno.
Assessoria de Imprensa
28/11/24
- Detalhes

Em continuidade às negociações para validação da eventual aquisição do controle da Avibras por investidor brasileiro, representantes da empresa e do investidor, apresentaram nesta sexta-feira, dia 22/11, uma nova proposta ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos em resposta à pauta apresentada pela entidade sindical em 19/11.
Sensível aos pontos levantados pelos trabalhadores, a referida proposta trouxe um importante avanço na negociação contemplando a maioria das reivindicações feitas pelos trabalhadores como uma proposta de pagamento alternativo e parcial das multas, evolução nas tratativas para restabelecimento do plano de saúde (fornecedor já foi contatado) e o pagamento do 13º salário no dia 20/12/2024 e do salário de dezembro em 30/12/24, entre outros itens da pauta.
A nova proposta está condicionada ao eventual fechamento (closing) da compra da Avibras, à aprovação dos trabalhadores e ao término da greve. Reiteramos que o Sindicato e os colaboradores desempenham um papel importante neste processo de recuperação da companhia e sua decisão será fundamental para o eventual fechamento da aquisição ou para sua inviabilização.
Após escutar a nova proposta tentativa apresentada, o Sindicato rejeitou e trouxe uma contraproposta reiterando os itens já pedidos na reunião anterior.
Os representantes da empresa rejeitaram a contraproposta e foi agendada nova reunião para o dia 28/11 (quinta-feira).
A Avibras e o investidor prosseguem confiantes e empenhados na conclusão da transação.
Novas informações sobre o processo serão divulgadas em momento oportuno.
Assessoria de Imprensa
22/11/24
- Detalhes

Com o objetivo de validar a aquisição do controle da Avibras por investidor brasileiro, representantes da empresa e do investidor reuniram-se nesta terça-feira, dia 19/11, com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos para apresentar a proposta de pagamento dos débitos trabalhistas, que está entre as condições necessárias para viabilizar o eventual fechamento (closing). O Sindicato e os colaboradores representam parte importante neste processo de recuperação da companhia e sua decisão será determinante para o eventual fechamento da aquisição ou para sua inviabilização.
As diligências necessárias, para possível aquisição da empresa, prosseguem e devem ser concluídas nas próximas semanas. O investidor reconhece a viabilidade de recuperação da companhia, mas considera crítica sua situação financeira, exigindo adoção de medidas rigorosas para viabilizar o seu resgate e a retomada das atividades o mais breve possível.
A proposta apresentada resulta dos cenários apontados pela modelagem do negócio e contempla a maioria das reivindicações do sindicato e colaboradores. O Sindicato rejeitou a proposta da empresa e uma nova reunião foi marcada para esta sexta-feira, dia 22/11, às 14h, para dar continuidade às negociações.
Também serão realizadas reuniões com o Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena e Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo para negociação.
A Avibras e o investidor estão plenamente empenhados e confiantes na conclusão da transação, que poderá marcar o fim do processo de recuperação e o início de uma nova fase de crescimento para a companhia, dando continuidade ao seu legado como uma das maiores empresas de defesa, tecnologia e inovação do Brasil.
Novas informações sobre o processo serão divulgadas em momento oportuno.
Assessoria de Imprensa
| Mais Artigos... |
|---|
| Informe Avibras - 08/11/24 |









