Pioneirismo e expertise na área Espacial

 

img intro

  

Com competências próprias, a Avibras possui larga experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor aeroespacial, desde a sua pioneira participação no Programa Espacial Brasileiro na década de 60 até os dias atuais, com o fornecimento de veículos suborbitais, motores foguetes, eletrônica e software embarcados. Já foram efetuados com sucesso centenas de lançamentos com foguetes fabricados pela Avibras a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) no Rio Grande do Norte.

A sua história de conquistas, capacidades tecnológica e produtiva, a elevada credibilidade junto às Forças Armadas do Brasil e o acesso para operação no CLA e CLBI, principais centros de lançamento nacionais, fazem da Avibras a principal integradora privada em lançadores e foguetes do Programa Espacial Brasileiro.

 

 

Veículos para aplicação espacial

 

img fti ftb

Foguetes de Treinamento monoestágio AV-FTI e AV-FTB

Foguetes de Treinamento AV-FTI e AV-FTB são veículos monoestágio para treinamento operacional dos centros de lançamentos, instrumentados com telemetria na banda S para experimentos científicos e tecnológicos. Os foguetes têm sido lançados frequentemente do território brasileiro dos Centros de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e de Alcântara (CLA).

img vsb 30

Veículo Suborbital de dois estágios VSB-30

Foguete de dois estágios a propulsão sólida, lançado por sistema de trilhos, estabilizado por empenas, com sistema de recuperação de cargas úteis. Possibilita a realização de experimentos em ambiente de microgravidade durante 6 minutos, transportando cargas úteis científicas e tecnológicas de até 400 kg a uma altitude de 270 Km. O VSB-30 já foi lançado da Austrália, Noruega, Suécia e do Brasil.

Desde 2020, a Avibras adquiriu a licença para produzir e comercializar o veículo Suborbital VSB-30.

  • Ideal para testes de veículos hipersônicos

Motores de foguetes:

Soluções confiáveis para aplicações espaciais

motores-de-foguetes

Motores Foguetes de 127 a 300 mm

Com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de motores sólidos, a Avibras possui uma grande quantidade de produtos testados em voo, que podem ser entregues no curto prazo a preços competitivos. A linha de produtos inclui motores com diferentes diâmetros, envelopes metálicos e de fibra, com várias massas de propelente e empuxo adequados para foguetes suborbitais. A Avibras possui a capacidade de desenvolver e fabricar motores para atender aos requisitos de desempenho do cliente.

 

Propulsor Sólido S30

Motor S30 para aplicações espaciais em veículos suborbitais (VSB30, VS-30) possui envelope motor metálico, carregado com 880 kg de propelente sólido composite, capaz de gerar 103 kN durante 21 segundos de queima.

  •  Ideal para testes de veículos hipersônicos
img ss 40 60 80

 

img ss 40 60 80

Propulsor Sólido S31

Motor S31 para aplicações espaciais em veículos suborbitais (VSB-30) possui envelope motor metálico, carregado com 680 kg de propelente sólido composite, capaz de gerar 138 kN durante 13 segundos de queima.

  • Ideal para testes de veículos hipersônicos

 

Propulsor Sólido S50

Motor S50 para aplicações espaciais em veículos lançadores (VLM-1) e suborbitais (VS-50), com 1,5 m de diâmetro e 5,5 m de comprimento, possui envelope motor em fibra de carbono (Carbon Fiber Reinforced Polymer), com elevada eficiência estrutural, carregado com 12 toneladas de propelente sólido composite, capaz de gerar 450 kN durante 75 segundos de queima.

Status: Em desenvolvimento.

img ss 40 60 80

 

 

Insumos para propelentes:

Materiais estratégicos utilizados na produção de propelentes sólidos de foguetes

 

img fti ftb

PCA

Perclorato de amônio, em diferentes tamanhos de grão (fino, médio e grosso), um dos insumos essenciais e estratégicos para fabricar o propelente sólido do tipo compósito para foguetes e explosivos industriais para aplicação civil em mineração e obras de engenharia.

img vsb 30

PBHT

Resina polimérica polibutadieno com hidroxilas terminais para produção do propelente composite sólido para foguetes e outras aplicações.

  

Suporte técnico ao cliente

 

img vsb 30

A Avibras agrega valor aos seus clientes através de uma robusta estrutura de suporte logístico integrado, de serviços pós-venda e especialistas, que estão em constante treinamento. O suporte garante assistência técnica em todas as etapas de um programa espacial típico, desde a concepção até o descarte, assegurando a satisfação e fidelização do cliente e garantindo a segurança no emprego dos produtos espaciais Avibras.

Dependendo do escopo do contrato, o suporte técnico abrange:

• Emissão de relatórios de engenharia com dados técnicos necessários para reuniões de revisão de programa / projeto;

• Emissão de dados de engenharia, componentes de software e documentação técnica para uso seguro dos produtos e sua interface com a infraestrutura dos Centros de Lançamento;

• Fornecimento de Equipamento de Suporte de Solo e peças sobressalentes;

• Cursos de treinamento e assistência remota;

• Serviços de suporte técnico para assessoria na concepção do sistema e campanhas de lançamento.

 

Para mais informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.