Com a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, do comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas e do Presidente da Avibras Sami Hassuani,foi realizada na quinta-feira, dia 10, a entrega oficial do primeiro lote de viaturas modernizadas ASTROS MK3-M ao Exército Brasileiro. A solenidade aconteceu no 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (GMF) em Formosa (Goiás).

O lote recebido contém nove viaturas modernizadas e integra o Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020 (PEE ASTROS 2020) da Força Terrestre. São seis unidades lançadoras múltiplas universais (LMU) e três remuniciadoras (RMD). Esses veículos passaram por um completo processo de reformulação e atualização tecnológica. As viaturas MK-3 (3ª geração) foram atualizadas para o modelo MK-6 (6ª geração). O diferencial das viaturas modernizadas é que elas incorporam o sistema de comando e controle digitalizado (C4I). Isso significa a inserção de tecnologias como GPS, rádios criptografados, computadores e navegação digital.

Para o ministro da Defesa Aldo Rebelo, esse projeto é estratégico e tem por objetivo manter e ampliar a capacidade de dissuasão da Força Terrestre.

Ponto alto – O ministro Aldo Rebelo executou o primeiro disparo do veículo ASTROS durante a apresentação no 6º GMF. O gerente do Projeto ASTROS 2020, general José Júlio Dias Barreto, ressaltou a evolução que o projeto significa para o Exército. Segundo ele, o disparo de mísseis e foguetes realizado por meio da mesma plataforma instalada na viatura lançadora múltipla universal é um diferencial no mundo.

General Barreto também destacou a relevante atuação da Avibras como empresa estratégica de Defesa, 100% brasileira e geradora de tecnologia genuinamente nacional.

O presidente da Avibras Sami Hassuani falou sobre a importância da parceria com o Exército Brasileiro. A cerimônia valorizou o esforço dos colaboradores da Avibras, que tornaram possível a primeira etapa do processo de modernização. Trata-se de uma atividade nova na empresa, fonte de muito aprendizado, que foi realizada com grande sucesso.