Avibras Operacao Agulhas negras 1 Avibras Operacao Agulhas negras 2

 A instalação da Avibras em Lorena foi base da Operação Agulhas Negras realizada pela 2ª Divisão do Exército Brasileiro (EB), reforçando a longa e sólida parceria da empresa com a instituição militar. No período de 18 a 25/09, o 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Osasco- SP (4º BI Mec) e o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Pirassununga – SP (13º RC Mec) ficaram instalados na empresa, mobilizando um efetivo de 368 militares, 35 viaturas e 20 blindados, entre eles, o Guarani, Urutu e Cascavel.

A operação, que vai até o dia 30/09, é um dos maiores exercícios de adestramento da Força Terrestre em 2023, que envolve cerca de 4,5 mil militares de 40 unidades. O objetivo é manter o estado de prontidão das tropas da 2ª Divisão do EB em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. A área de operações envolve cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como parte de suas ações na comunidade, a Avibras cede frequentemente espaço de sua instalação em Lorena para treinamentos de órgãos como Exército Brasileiro, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros.

Avibras Operacao Agulhas negras 3