ufsm2 ufsm1

A Avibras assinou nesta segunda-feira, dia 19, acordo de parceria para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), que prevê a cooperação nas áreas de Espaço, Defesa e Segurança Pública, por um período de cinco anos.

O diretor de Assuntos Corporativos da Avibras, Carlos Alberto Cidade, destacou a importância dessa parceria. “O crescimento da nossa indústria depende de conseguirmos aplicar o conhecimento gerado nas universidades. É nelas que estão os melhores talentos”.

O supervisor de Tecnologia e Inovação da Avibras, Hélio de Miranda Cordeiro disse que a Universidade Federal de Santa Maria é vista, dentro da Avibras, como uma instituição que tem vocação para a área da defesa, principalmente por conta dos diversos projetos que já desenvolve nesta área.  

O reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann ressaltou a importância das parcerias entre as universidades e o setor industrial para o avanço da tecnologia e da inovação no país.

Segundo ele, a parceria consolida o modelo da “tríplice hélice”, que aponta a ação conjunta entre governo, empresas e universidades como o caminho para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico.

A partir de agora, a Avibras e a UFSM devem firmar termos aditivos posteriores para o desenvolvimento de projetos específicos, envolvendo, principalmente, os cursos vinculados ao Centro de Tecnologia, com fomento à pesquisa e custeio de bolsas de mestrado e doutorado.

Inovação tecnológica – No dia 20 de novembro, o Diretor de Assuntos Corporativos da Avibras Carlos Cidade e o Supervisor de Tecnologia e Inovação Hélio de Miranda Cordeiro, ministraram uma palestra sobre “Inovação Tecnológica na Avibras”, na 6ª Brigada de Infantaria Blindada em Santa Maria (RS). Entre os presentes estavam o General da 3ª Divisão do Exército (3º DE), Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército e do General de Brigada Giovany Carrião de Freitas, Comandante da 6ª Brigada, além de empresários e professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Cidade e Cordeiro destacaram ainda a importância da chamada Tríplice Hélice de Inovação (interação entre Governo, Indústria e Academia), modelo internacionalmente reconhecido como a chave para crescimento econômico e o desenvolvimento social baseado no conhecimento.

Fonte: Com informações da UFSM