entrega viaturas 1 entrega viaturas 2 entrega viaturas 3 entrega viaturas 4 entrega viaturas 5 entrega viaturas 6

A Avibras entregou o terceiro lote de viaturas ASTROS ao EB (Exército Brasileiro) em cerimônia realizada no último dia 28, no 6º GMF (Grupo de Mísseis e Foguetes), em Formosa, Goiás.

O Exército recebeu viaturas padrão MK-6, sendo duas do tipo Unidade Controladora de Fogo, com a função de coordenar e controlar o lançamento de foguetes, três do tipo Posto Meteorológico, que realizam o levantamento meteorológico para melhor aproveitamento e precisão dos foguetes, e três do tipo Oficina Veicular e Eletrônica, que proporcionam manutenção de até segundo escalão das viaturas no âmbito da bateria de mísseis e foguetes.

As novas viaturas fazem parte do Programa Astros 2020, que contempla o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado, a modernização das viaturas do atual 6º GMF e a implantação do Forte Santa Bárbara. A Avibras é a principal integradora do Programa.

A data escolhida para realização da cerimônia foi providencial, pois celebrou o aniversário do 6º GMF com entrega de diplomas a militares e civis que contribuíram para os trabalhos da organização militar, entre eles, o presidente da Avibras João Brasil.

O evento teve a presença de autoridades civis e militares, bem como de grande parte da “comunidade artilheira” da região de Brasília e de autoridades estrangeiras representadas por vários adidos militares das nações amigas.

João Brasil fez a entrega simbólica das chaves das novas viaturas ao Tenente Coronel de Artilharia Elson Lyra leal, comandante do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes. Também foi entregue uma placa comemorativa alusiva ao evento ao General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcelos, comandante Logístico do Exército.

O evento teve ainda demonstração de tiros de foguetes AV-SS-30 realizados de viaturas ASTROS, sendo o primeiro deles disparado pelo próprio General Barcelos.

A apresentação impressionou o público, evidenciando o orgulho do Sistema de Defesa fabricado por uma empresa 100% brasileira, que há 57 anos desenvolve tecnologia gerando riqueza e desenvolvimento social.