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Para reforçar a transparência e atender as melhores práticas de governança corporativa, a Avibras lançou nesta terça-feira, dia 16, em reunião com os gestores, o Canal de Ética, meio de comunicação exclusivo que permite o recebimento de denúncias, de forma segura e confidencial, de condutas que violem o seu Código de Ética ou a legislação vigente.

O canal faz parte de uma série de ações implementadas pela alta direção com o objetivo de fortalecer a Avibras no mercado, buscando os melhores resultados, mais segurança e um ambiente de trabalho ainda mais alinhado aos valores e à cultura que ajudaram a construir a companhia.

O vice-presidente Comercial Brasil e Américas e Relações Institucionais José de Sá Carvalho Júnior disse que a Avibras está aprimorando a sua governança com ferramentas que contribuem para um modelo de gestão de excelência. “Essas melhorias devem transpirar na organização para que possamos crescer de forma sustentável”.

O gerente de Administração e de Recursos Humanos Claudio Motta, que deixou a Ouvidoria da empresa, destacou a importância de um canal independente e exclusivo para denúncias de eventuais desvios de conduta, possibilitando maior transparência no processo. “A ouvidoria interna foi um grande aprendizado. Em dois anos, foram muitas manifestações de diversos tipos, incluindo sugestões e elogios”, destacou.

De acordo com Claudio Motta, as caixas de sugestões permanecerão na empresa sob a governança do RH para recebimento exclusivo de sugestões, críticas, elogios e dúvidas.

O gerente executivo de Auditoria Interna Mario Filipini, que também é vice-presidente do Comitê de Ética e secretário do Comitê de Auditoria e Riscos, explicou que o Canal de Ética é uma ferramenta essencial para condução dos negócios de forma sustentável com transparência e a integridade.

Filipini explicou aos gerentes o funcionamento do canal e esclareceu dúvidas. Segundo ele, é importante que os gestores compartilhem essas informações com os seus colaboradores para que haja um desdobramento e o envolvimento de toda a empresa.

Também falou sobre as boas práticas que vem sendo incorporadas na gestão da Avibras como a forte atuação dos Comitês de Ética e de Auditoria e Riscos no programa de integridade da companhia. “O Código de Conduta está passando por um processo de atualização para atender as necessidades da empresa e do mercado, além do regimento interno do Comitê de Ética, que também passará por uma revisão”, reforçou.

Ao final da reunião os gestores receberam um panfleto e um roller clip (porta-crachá retrátil) alusivo ao Canal de Ética. Todos os colaboradores receberão o brinde no final do mês.

Divulgação - O Canal de Ética está sendo amplamente divulgado para todos os públicos com os quais a Avibras mantém relacionamento. Internamente, cartazes foram afixados em diversos pontos da empresa. Também foram distribuídos adesivos em diversas áreas.

Na intranet foi publicado banner, além de matéria jornalística. O Nossa Gente, edição abril/maio, jornal interno da empresa, terá ainda uma reportagem sobre o tema.

O Canal de Ética também está em evidência no site da empresa para atender sobretudo o público externo.


Saiba mais sobre o Canal de Ética


1) O que é?

É um canal exclusivo da Avibras para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas que violem o Código de Conduta da empresa ou a legislação vigente.

2) Por que a Avibras mantém um Canal de Ética?

O modelo de gestão da Avibras é baseado na transparência. A empresa pratica, desenvolve e aperfeiçoa a sua cultura através de normas e procedimentos sólidos e bem definidos, visando fortalecer os seus processos de governança e de conformidade.

O Canal de Ética foi criado para receber eventuais denúncias de desvios de conduta e outras irregularidades. A Avibras, como outras empresas do setor privado, é parte integrante da luta contra a corrupção.
A união, informação e total engajamento na cultura de transparência possibilitam o crescimento de forma sustentável da companhia.

3) Quem pode denunciar?

Colaboradores, terceiros, fornecedores, clientes e a comunidade em geral.

4) Como funciona?

Os relatos podem ser feitos pela internet www.canaldeetica.com.br/avibras e ou por uma linha telefônica gratuita: 0800 741 0001 todos os dias, 24 horas por secretária eletrônica ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para falar com um analista. Como canal global, o atendimento é feito nos idiomas português e inglês.

5) Como funciona e quem recebe as denúncias?

As informações registradas são recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o Comitê de Ética da Avibras fará o tratamento adequado de cada situação, sem conflitos de interesses.

6) O canal é seguro?

O canal oferece total segurança e sigilo ao processo de recebimento de denúncias.

7) O anonimato é garantido?

Sim. A confidencialidade das denúncias é garantida, preservando a identidade das pessoas envolvidas. Não há nenhuma possibilidade de identificação, caso o autor faça essa opção.

8) A denúncia pode ser identificada?

Sim. O autor pode optar pelo relato anônimo ou identificar-se. A opção identificada é voltada para os casos em que o relator se disponibiliza a ser contatado para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o relato fornecido.
Relatos com identificação são muito importantes, pois podem fazer com que a apuração seja mais efetiva.
Lembramos que este é um canal anônimo, seguro e confiável.

9) O que relatar?

• Assédio moral ou agressão física
• Assédio sexual
• Atos de preconceito e discriminação
• Conflitos de interesse
• Conluio (cartéis, manipulação de propostas e fixação de preços)
• Descumprimento de normas e políticas internas
• Destruição ou danos aos ativos
• Desvio de comportamento
• Favorecimento ou conflito de interesses
• Fraude
• Roubo, furto ou desvio de materiais
• Suborno (propinas, doações, facilitações de doações)
• Uso de informações privilegiadas
• Uso ou tráfico de substâncias proibidas
• Violação de leis em geral

10) Quem apura as denúncias?

Todos os relatos são tratados por uma área independente, que presta contas ao Comitê de Auditoria e Riscos do que foi recebido, como foi analisado e qual a ação efetivamente aplicada em cada caso.

11) Quais medidas são tomadas e como acompanhar o meu relato?

Caso a denúncia seja procedente, a empresa tomará as medidas cabíveis previstas no Código de Conduta e na legislação em vigor, dependendo do teor da mesma.

Todo o processo pode ser acompanhado pelo Canal de Ética através do número de protocolo.