reuniao brasilia IMG 20160518 WA0013
Reforçando o seu compromisso de conduzir os negócios com integridade e atender as normas e políticas anticorrupção nacionais e internacionais, a Avibras participou no dia 18 de maio, da reunião sobre os procedimentos de compliance e classificação das informações no âmbito da Lei de Acesso à Informação (LAI), na SAIN (Secretaria de Assuntos Internacionais) em Brasília. A empresa foi representada pelos colaboradores Fernando Mandaji (Financeiro), Graziela Marques (Comunicação e Comitê de Ética) e Paulo Henrique Gabriel (Comercial).

A reunião teve por objetivo apresentar às empresas exportadoras, que utilizam os recursos dos Programas Oficiais de Crédito à Exportação, os novos procedimentos, que visam identificar e coibir a prática de atos de corrupção, nas operações de crédito à exportação com apoio oficial.
Os procedimentos atendem particularmente as recomendações e os compromissos assumidos no âmbito da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).


A SAIN é um órgão específico e singular do Ministério da Fazenda, diretamente subordinado ao Ministro da Fazenda, para tratar de questões envolvendo a economia brasileira no seu relacionamento com os demais países, blocos econômicos e organismos internacionais. A secretaria presta assessoria técnica especializada em assuntos relativos à economia internacional com o objetivo de defender os interesses econômicos e financeiros do Brasil, fortalecendo a sua participação nos processos decisórios internacionais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do País.

Entre as suas inúmeras atribuições, o órgão avalia e monitora as políticas de créditos e garantias oficiais às exportações, concedidos pela administração direta e indireta, e coordena as ações de competência do Ministério da Fazenda nessa área. Também participa no âmbito do COFIG (Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações), das decisões relativas à concessão de assistência financeira às exportações com recursos do PROEX (Programa de Financiamento às Exportações) e de prestação de garantia da União, amparada pelo FGE (Fundo de Garantia de Garantia à Exportação).

Aprimoramento - Para o coordenador geral de Seguro de Crédito à Exportação, Guilherme Laux, da SAIN, a participação das empresas exportadoras, como a Avibras, e dos bancos financiadores na reunião é essencial para o aprimoramento das políticas. “ É importante esse feedback para que possamos avançar no tema”.

O diretor de Operações da ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias) Vitor Sawczuk disse que é muito válida essa interação com as empresas, sobretudo nos aspectos da Lei de Acesso à Informação.

A ABGF é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que administra fundos garantidores e presta garantias às operações de riscos diluídos em áreas de grande interesse econômico e social. A sua missão é contribuir para o dinamismo das exportações brasileiras, para o financiamento de projetos de infraestrutura, para a oferta de garantias e para a gestão de fundos garantidores oficiais no Brasil, complementando a atuação do mercado.