- Detalhes
- Publicado: 07 Julho 2023
Entre os dias 3 e 7 de julho aconteceu a Avaliação Operacional de carregamento e transporte da viatura do Sistema ASTROS na aeronave KC-390. O evento, realizado na Base Aérea de Anápolis (GO), integra a Terceira Fase da Operação Zeus, que tem por objetivo avaliar o transporte aéreo dos Materiais de Emprego Militar (MEM’s) e de outros materiais na nova aeronave de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB).
Neste período foram realizados ensaios com o carregamento e fixação da viatura Lançadora Múltipla Universal AV-LMU modelo Mk6, do Exército Brasileiro (EB), no compartimento de carga do KC-390.
O ensaio em voo realizado na quinta-feira, dia 06 de julho, demonstrou com sucesso a importante capacidade de aerotransportabilidade da viatura ASTROS pelo KC-390, sendo atualmente o maior e mais pesado veículo transportado pela aeronave. Isso permite o rápido deslocamento estratégico de viaturas do Sistema ASTROS para qualquer ponto do país, inclusive para envio em missões conjuntas no exterior.
A viatura ASTROS possui suspensão com altura ajustável e sistema de enchimento de pneus que facilitam seu carregamento do tipo roll-on/roll-off tornando seu embarque e desembarque muito rápidos. A viatura possui diversos pontos de ancoragem que permitem sua segura fixação na aeronave.
A operação retratou com êxito a intensa cooperação da Avibras com a Força Aérea, Exército Brasileiro e Embraer, iniciada em 2010 com o primeiro ensaio realizado com viaturas ASTROS 6x6 modelo Mk5 e 4x4 modelo Mk4 “embarcando-as” num mockup do piso da aeronave KC-390 realizado no DCTA, sob a coordenação da Força Aérea Brasileira e com participação da Embraer e Avibras. Na ocasião foram verificadas diversas oportunidades de melhorias e o trabalho conjunto resultou em uma aeronave com elevada capacidade de carga o que a tornaria capaz de transportar as viaturas do Sistema ASTROS bem como outras viaturas blindadas sobre rodas com peso semelhante à Lançadora do Sistema ASTROS
A Avaliação Operacional em Anápolis demandou a mobilização de várias organizações da FAB sob a coordenação da Gerência Técnica do Programa KC-X/KC-390 além de envolver o Comando de Artilharia do Exército Brasileiro, a Embraer e a Avibras.