relatório de sustentabilidade 2016

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Cultura empresarial

Características que nos representam

 
GRI G4-56

Missão

Desenvolver tecnologia própria, inovadora e independente nas áreas de Aeronáutica, Espaço, Eletrônica, Veicular e Defesa, gerando valor para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade, de forma sustentável.


Visão

Ser referência no Brasil em independência tecnológica, soluções singulares, solidez, arrojo técnico, competitividade e responsabilidade, sempre norteada pelos interesses maiores da Nação.

Formada por hábitos, crenças e valores, a cultura Avibras é estabelecida por normas, princípios, atitudes e perspectivas que devem ser compartilhadas por todos os seus profissionais. São qualidades e traços culturais que constituem o modo de pensar e agir da companhia, e a tornam única.

Certa de que a cultura impacta, influencia e modela toda a vida organizacional, a Avibras, desde a sua fundação, aplica esses traços culturais visando resultados positivos para todos os seus públicos estratégicos. A nossa cultura é praticada a partir da postura e da atitude de cada um dos seus profissionais, representando o seu jeito de ser e agindo como agentes multiplicadores.

O conceito de que a Avibras é um empreendimento de todos é trabalhado com afinco, criando satisfação mútua por meio do zelo e da boa vontade nas tarefas.

Os Procedimentos Internos fazem parte da cultura, pois relatam a história da Avibras, constituindo uma memória dos conhecimentos e das experiências. São dinâmicos, acompanham a evolução da empresa, porém sem a necessidade de revoluções.

Somos uma empresa de defesa sólida com foco contínuo em inovação e competitividade. Nossa gestão e governança são pautadas pela ética e transparência, influenciando positivamente o mercado e criando um ambiente de confiança.

 

Valores da Avibras

Ambiente Saudável

Garantir que a empresa é um bom lugar para o trabalho e realização dos colaboradores.

Sustentabilidade

Obter lucros justos, servindo a sociedade e sendo útil à Nação com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Segurança

Praticar com rigor a Segurança no Sentido Amplo: segurança no trabalho, segurança patrimonial, segurança de informações e segurança quanto a acidentes de percurso.

Qualidade

Ter atenção para fazer correto da primeira vez. A qualidade nasce com quem faz! Praticar qualidade em todas as nossas atividades. Buscar excelência em todas as nossas responsabilidades.

Respeito às pessoas

Valorizar o patrimônio humano que se identifica com a cultura da empresa e que se mantenha permanentemente atualizado, inovador, produtivo, constituindo-se em exemplos vivos que evoluem sem revolucionar.

Espírito de equipe

Trabalhar só e em equipe, com respeito mútuo, sem vedetismo, com zelo e vontade. Praticar diálogo franco.

Inovação

Manter-se em permanente estado de alerta e com fontes de vantagens competitivas para explorar oportunidades de uso e comercialização de sua tecnologia em novos nichos de mercado, respondendo com rapidez e qualidade as solicitações dos clientes.

Solidez

Manter sua estrutura organizada para crescimento sólido, repudiando aventuras que coloquem em risco a sua sobrevivência.

Tecnologia estratégica

Diversificar mercados e estabilizar faturamento, com base em conhecimentos e tecnologias desenvolvidas.

Diretrizes para o sucesso

Utilizar Procedimentos Internos (PI’s) de forma criativa, proativa, como receita de sucesso em busca de soluções atualizadas. Enfocar resultados e colaboração, assumindo os objetivos da empresa como de nossa propriedade.

Valorização dos princípios

Comprometimento com os valores da empresa. Onde quer que estejamos, seremos sempre profissionais Avibras.

Foco em resultados

Atuar de forma integrada e planejada visando a otimização do tempo e recursos para atingirmos nossas metas e prazos com qualidade.

Harmonia com o meio ambiente

Comprometimento em adotar as melhores práticas ambientais e conservação da biodiversidade em suas unidades fabris. Sinônimo de respeito e interação harmoniosa com o meio ambiente.

Conduta dos negócios

Compromisso de conduzir seus negócios com integridade e aplicação efetiva do Código de Ética e de Conduta, além dos Manuais de Gestão, Procedimentos Internos (PI) e Instrução de Trabalho (ITR). Melhoria contínua de compliance e dos sistemas preventivos anticorrupção.

Ética e práticas anticorrupção

G4-SO4; G4-SO5; G4-12; G4-14

A ética é um tema sempre em evidência na condução dos negócios da Avibras

 

O compromisso com a ética e os pilares da sustentabilidade sempre fez parte dos Valores Culturais da Avibras. Com mais de 50 anos de atuação, a empresa aplica em seu cotidiano de trabalho normas e procedimentos, bases indispensáveis para a sua operação.

Esses valores, definidos como princípios que guiam a vida da organização, são evidenciados por meio de seu desempenho na área de compliance e ética, sem registros de casos de corrupção envolvendo a companhia.

Para garantir a lisura dos negócios, a Avibras implantou estruturas internas e mecanismos de combate à corrupção e a qualquer tipo de desvio de conduta, favorecendo um ambiente de negócios seguro, justo e saudável.

A Avibras respeita as leis, as normas e as regulamentações em todas as suas áreas de atuação, seja em contratos com o governo brasileiro, seja naqueles com governos estrangeiros, assim como nos contratos com empresas privadas, fornecedores e quaisquer outras instituições.


“O compromisso de conduzir os negócios com integridade, adotando políticas, procedimentos e práticas anticorrupção, é de todos que fazem parte da organização, independente do nível hierárquico.”

Código de Conduta Avibras


O modelo de gestão da Avibras é muito transparente. Todos os negócios respeitam rigorosamente os princípios de isenção e transparência, ética, competitividade e inexistência de conflitos de interesse, levando em consideração as necessidades da sociedade hoje e no futuro, nas esferas econômica, ambiental e social.

O investimento no aperfeiçoamento da sua governança corporativa e de seus instrumentos – como Código de Conduta, processos de auditoria e permanente conscientização – é contínuo, além de treinamentos sobre o tema com todos os stakeholders.

A empresa ainda integra o Índice Anticorrupção das Companhias de Defesa da organização Transparência Internacional (TIUK), que avalia a transparência e a qualidade dos programas de ética e anticorrupção de 163 empresas de defesa de 47 países.

Com forte empenho da alta administração e o total engajamento dos colaboradores, a Avibras trabalha para ser uma empresa cada vez mais sólida, ética, transparente e comprometida com os seus clientes e com o desenvolvimento do país.

Comunicação e clareza

Para a Avibras, a prevenção à corrupção é uma ação integrada, que valoriza um maior comprometimento individual, coletivo e institucional. Para isso, investe em medidas anticorrupção, comunicação e treinamento, difundindo a conduta desejada, bem como as políticas e as ações de compliance, a todos os públicos estratégicos.

Os fornecedores recebem o Código de Conduta e assinam um documento atestando conhecimento. Já os colaboradores passam por um processo de integração e de treinamento em que as boas práticas são apresentadas e, no desenvolvimento de suas atividades, têm conhecimento e acesso aos documentos para norteá-los, inclusive ao Código de Conduta. Além disso, há um plano de capacitação com o objetivo de treinar os colaboradores sobre o conteúdo e os aspectos práticos das orientações e das políticas de integridade.

Treinamento com lideranças

Em 2016 a Avibras realizou um treinamento sobre ética e compliance desenvolvido sob medida para alta direção, gestores e outros colaboradores de áreas sensíveis. Trata-se de um trabalho contínuo que tem por objetivo estimular cada vez mais o debate sobre ética, avançar com as medidas anticorrupção e consolidar uma cultura de integridade na empresa, externando para a sociedade.

Engajamento de fornecedores

Os fornecedores do Brasil e do exterior, os prestadores de serviço e agentes são devidamente orientados sobre os valores culturais e as diretrizes da Avibras em relação aos princípios éticos e às boas práticas dos processos de negócios da organização. Todos devem ter ciência e atuação compatível com os princípios do Código de Conduta da empresa.

A política de Supply Chain é muito clara e transparente para evitar casos de corrupção ou fraude em licitações e contratos em função da atuação de terceiros. A Avibras adota verificações apropriadas para contratação e supervisão de fornecedores, prestadores de serviço e agentes, sobretudo em situações de elevado risco à integridade. Também não é permitido o favorecimento de nenhuma natureza.

Todos os contratos possuem cláusulas anticorrupção para coibir ações em desacordo com os princípios éticos da Avibras. Além disso, a empresa evita fazer negócios com parceiros, agentes e contratados que não tenham uma abordagem de tolerância zero à corrupção. As práticas e as políticas anticorrupção desse público são avaliadas pela Avibras.

Os prestadores de serviços que operam dentro dos recintos da empresa devem declarar conhecer e cumprir as Normas de Segurança e Saúde no Trabalho com a mesma intensidade demandada na Avibras para seus colaboradores diretos.

No ano passado, a Avibras reuniu fornecedores para apresentar a nova política de suprimentos da empresa, que visa contribuir para a construção de um relacionamento de qualidade e de longo prazo, preservando sempre a ética nas relações de negócios com a companhia.

Na ocasião, os fornecedores receberam informações sobre as políticas anticorrupção da empresa, o exemplar do Código de Conduta e assinaram o termo de ciência.

 

Canal de Ética

A Avibras lançou em maio de 2017 o Canal Ética, uma via de comunicação exclusiva, segura e confidencial para o recebimento de denúncias sobre condutas que violam o Código de Ética da empresa ou a legislação vigente, buscando um ambiente de trabalho ainda mais alinhado aos valores e à cultura que ajudaram a construir a companhia.

O canal é parte de um conjunto de medidas adotadas com o objetivo de reforçar a transparência e atender às melhores práticas de governança corporativa, fortalecendo a Avibras no mercado. As denúncias podem ser feitas por colaboradores, inclusive terceiros, fornecedores, clientes e a comunidade em geral.

Anteriormente, as denúncias eram realizadas por meio da Ouvidoria, que também acolhia e formalizava sugestões, críticas, elogios e denúncias.


canais


E-mail:
www.canaldeetica.com.br/avibras
Telefone:
0800 741 0001

 
 
 

Metas

G4-SO5

A Avibras tem, para 2017, as seguintes metas de combate à corrupção:

Atualização do Código de Conduta – realizar a primeira revisão do documento, que sofreu algumas modificações em decorrência das novas necessidades da empresa.

Investimento em comunicação e treinamento – ampliar a periodicidade das capacitações para treinar colaboradores novos e manter atualizados os colaboradores já treinados.

Contratação de ouvidoria externa - Canal de Ética – para oferecer maior transparência e credibilidade aos procedimentos, conferindo mais segurança e sigilo ao processo de recebimento de eventuais denúncias de desvios de conduta e outras irregularidades.

Todos os relatos serão tratados por uma área independente, que prestará contas ao Comitê de Auditoria e Riscos do que foi recebido, como foi analisado e qual a ação efetivamente aplicada em cada caso.

Implementação do programa de integridade – reunir em um único documento todas as medidas anticorrupção praticadas na empresa sob o enfoque da Lei Anticorrupção, levando em consideração os seguintes pilares: comprometimento e apoio da alta direção; instância responsável; análise de perfil e riscos; estruturação das regras e instrumentos e estratégias de monitoramento contínuo.

Todas essas transformações vivenciadas têm por objetivo reforçar ainda mais o posicionamento da Avibras no mercado, privilegiando melhores resultados a todos os envolvidos, mais segurança e um ambiente de trabalho ainda mais alinhado aos valores e à cultura que ajudaram a construir a nossa empresa.

Integridade na prática: colaboradores engajados e comprometidos com os valores corporativos da empresa

 

Código de Conduta

GRI G4-56

O Código de Conduta da Avibras é instrumento de orientação para os que com ela se relacionam, interna e externamente, objetivando a lisura na condução dos seus negócios. O documento traz regras gerais que estabelecem os padrões éticos e de comportamento que devem ser aplicados por todos os profissionais da empresa, independentemente de nível hierárquico, nas relações com o público interno e externo.

Também formaliza o compromisso da Avibras em conduzir os negócios com integridade, não apenas atendendo as normas de compliance, mas adotando políticas, procedimentos e práticas que garantam um ambiente de negócios livre de corrupção.

A empresa também dispõe de um plano de capacitação para treinar os colaboradores sobre o conteúdo e os aspectos práticos das orientações e das políticas de integridade. O Código de Conduta da Avibras está disponível na integra na internet.

 

 
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