relatório de sustentabilidade 2016

Logo

Busca

Atuação socioambiental

Inserção da sustentabilidade na estratégia

 

A atuação da Avibras está cada vez mais direcionada pela sustentabilidade. Valorizamos o crescimento com ética e transparência, com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

 

 


Geramos valor compartilhado para todos os nossos públicos. Do diálogo nascem iniciativas de sucesso, que visam atender às necessidades da sociedade hoje e no futuro.

A reestruturação da governança e da gestão, com a instituição do Comitê de Sustentabilidade prevê a implantação de ferramentas para mensurar, acompanhar e melhorar os resultados nas esferas econômica, ambiental e social.

Gestão da Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade é o principal órgão de gestão socioambiental da Avibras, prestando assessoria a governança e a gestão da empresa. (leia mais em Governança Corporativa - Organização e Mecanismos de Gestão).

O seu papel é difundir e reforçar o conceito e a prática da sustentabilidade junto aos públicos de relacionamento e formular e recomendar ações e medidas que fomentem estratégias de sustentabilidade. Outra atribuição é estabelecer diretrizes e ações corporativa, além de conciliar as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade social e ambiental, incluindo-as no Planejamento Estratégico.

O Comitê tem ainda a função de mapear os indicadores de desempenho da sustentabilidade existentes na empresa e propor ações de melhorias com base nos dados mensurados.

O Comitê de Sustentabilidade é presidido pelo presidente da empresa. O seu papel é de sponsor e de deliberar sobre as decisões e, eventualmente, delegar alguma ação ao comitê.

Com foco na responsabilidade social, Avibras apoia e incentiva projetos que beneficiam a comunidade

Sociedade

G4-SO1, G4-EC8

Compartilhamos valor ao conciliar questões de desenvolvimento econômico com as socioambientais

 


O comportamento da Avibras é tão importante quanto o seu desempenho econômico e a qualidade de seus produtos. As ações de responsabilidade social fazem parte da estratégia e da missão da empresa. Seguindo essa diretriz, a empresa vem trabalhando para que a Fundação Avibras retome suas atividades. Na década de 1980, impulsionada pelo sonho do engenheiro João Verdi Carvalho Leite, fundador da Avibras, a Fundação Avibras cumpriu um importante papel social no Brasil ao apoiar jovens carentes com educação de qualidade, formação moral e profissional, seguindo o lema “Educação e Trabalho”.

O objetivo da Fundação sempre foi o de ampliar a participação da empresa na vida da comunidade de São José dos Campos e região, garantindo à juventude educação de qualidade, qualificação e encaminhamento profissional. Dessa ideia surgiu o projeto para amparar, com bolsas de estudo, menores a partir dos 14 anos sem recursos financeiros e com aptidão para os estudos e o trabalho. Mais de 300 jovens já passaram pela Fundação. Hoje, são profissionais altamente capacitados, que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento.

Avibras de Lorena cedeu o seu espaço ao Exército Brasileiro para realização do Exercício de Segurança de Contingência para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016

 

Ações com a comunidade

G4-SO1

Promovemos o desenvolvimento com projetos de educação, saúde e segurança.

Mais do que investir em ações sociais, responsabilidade social corporativa é uma oportunidade de externar aos públicos interno e externo os valores culturais e a ética da empresa.

Embora ainda não exista um processo formal para o investimento em ações sociais, o relacionamento com a sociedade faz parte da estratégia de crescimento da organização.

Avibras na Rinem - A Avibras está entre as 40 empresas participantes da Rede Integrada de Emergência (Rinem) do Vale do Paraíba e Litoral Norte e é uma de suas fundadoras. Com 25 anos de atuação, a Rinem possui um sistema com 102 pontos de rádio de comunicação exclusiva, que integra as empresas da iniciativa privada, hospitais e vários órgãos do poder público, em um esforço dedicado a salvar vidas.

O objetivo é desenvolver e implementar de forma integrada projetos, programas e atividades voltados à prevenção, combate e/ou controle de ocorrências de qualquer natureza que possam colocar em risco a vida humana, o meio ambiente, patrimônio público e/ou privado na região.

Terceiro Setor – A Associação “Criança Especial” de Pais Companheiros (Cepac), entidade sem fins lucrativos de Jacareí, que atende pessoas com deficiência neurológica (física, intelectual, auditiva, visual, deficiências múltiplas, síndromes e transtorno do espectro do autismo) e suas respectivas famílias, foi beneficiada com a doação de um trocador de calor, equipamento essencial para aquecer as piscinas onde são realizadas as terapias com as pessoas com deficiência neurológica. A empresa também vem dando suporte à entidade divulgando em seus meios de comunicação os eventos beneficentes realizados pela instituição.

A Festa do Tropeiro de Jambeiro também recebeu apoio por meio de doações de alimentos para ajudar no preparo da iguaria.

Envolvimento com a comunidade - A Avibras cede frequentemente espaço na instalação de Lorena para treinamentos de órgãos como Exército Brasileiro, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros.

Em 2016, o Exército realizou o Exercício de Segurança de Contingência para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Trata-se de um treinamento fundamental para a garantia da segurança de um dos eventos esportivos mais importantes do cenário mundial.

A instalação também foi sede do exercício prático da Oficina Preparatória da Operação Estiagem (OPOE) 2016, que teve por objetivo capacitar os agentes de Proteção e Defesa Civil para atuação em emergências e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata.

Trocador de calor, equipamento doado pela Avibras à Cepac, permite a realização da hidroterapia com os pacientes com deficiência neurológica

 
 

Aprendizagem na Indústria: jovens têm oportunidade de aplicar os conceitos em sala de aula durante estágio na empresa

 
 

Jovens no mercado de trabalho - A Avibras oferece oportunidade para jovens começarem uma carreira profissional através do Programa de Aprendizagem na Indústria. Trata-se de uma parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria) na qual os jovens entre 14 e 24 anos aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula no ambiente fabril no período de estágio.

Projeto Abandone o livro, adote a leitura - A Avibras mantém em suas instalações pontos da campanha permanente que tem por objetivo preparar um local, denominado ponto cultural, para receber livros e revistas para serem adotados por quem passar por ali. Dessa forma, os exemplares ficam protegidos e disponíveis para quem quiser tornar a leitura sua companheira. Condomínios, escolas, pontos comerciais podem se tornar um ponto cultural e receber a campanha.


Metas

A Avibras tem, para 2017, as seguintes metas para as suas ações sociais:

Apoio ao Terceiro Setor – ampliar os aportes financeiros para instituições filantrópicas localizadas nas cidades onde a Avibras está instalada.

Jovens no mercado de trabalho – ampliar o número de jovens beneficiados pelo Programa de Aprendizagem na Indústria.

Projeto de Incentivo à leitura – levar a campanha, que é permanente, à escola municipal de educação infantil localizada no entorno na instalação 2 em Jacareí.

Envolvimento com a comunidade – A Avibras vai continuar cedendo o seu espaço, sobretudo a área da Instalação 3 em Lorena, para treinamentos, exercícios práticos e oficinas de órgãos públicos como Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros, reforçando o seu perfil colaborativo junto à comunidade.

 
 

Evolução dos programas de engajamento da comunidade

Por operação201620152014
Total de operações da empresa333
Operações da empresa que implementaram programas de engajamento da comunidade222
Percentual operações da empresa que implementaram programas de engajamento da comunidade66,67%66,67%66,67%
 

Infraestrutura da Avibras a serviço da comunidade por meio da Rinem

 
 

Meio ambiente

G4-EN31

As práticas ambientais da Avibras têm como foco o desenvolvimento sustentável e o atendimento às legislações ambientais, com um sistema de gestão baseado em requisitos definidos pela norma NBR ISO 14001:2004.

Promover a conscientização e o desenvolvimento de seus colaboradores referentes às questões ambientais, para que estes cumpram e aperfeiçoem o sistema, é um dos principais meios pelos quais a organização busca a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

A Área de Engenharia do Meio Ambiente tem como atribuição assessorar a Diretoria Executiva em relação às questões ambientais e garantir o cumprimento da Legislação Ambiental. Para isso, estão previstos os custos para a gestão ambiental, incluindo, entre outros, mão de obra, taxas obrigatórias, licenciamentos, análises de água, efluentes e resíduos.

Gestão de resíduos

Um dos principais pontos de atenção da gestão ambiental da Avibras, a destinação final adequada de resíduos, sobretudo os perigosos, foi reforçada em 2016, com a implantação do projeto Gestão Total de Resíduos com a implantação da Central e Base de Resíduos, além da instalação de lixeiras para coleta seletiva de materiais recicláveis e não recicláveis. O objetivo é reduzir a produção e, sempre que possível, comercializar materiais, visando eliminar desperdícios, reduzir custos e aumentar a lucratividade da empresa.

Custos ambientais (R$)201620152014
Destinação1.412.202,44926.561,02723.588,62
Tratamento e disposição de resíduos11.283.057,85801.121,85711.561,03
Tratamento de emissões (ex.: gastos com filtros, agentes)129.144,59125.439,1712.027,59
Prevenção e gestão ambiental607.836,601.127.162,27501.417,10
Despesas extras para instalar tecnologias mais limpas (ex.: custo adicional, além das tecnologias-padrão)150.000,00450.506,12170.000,00
Outros custos de gestão ambiental2457.836,60676.656,15331.417,10
Total32.020.039,042.053.723,291.225.005,72

1. A oscilação dos custos para tratamento e destinação de resíduos é resultado da quantidade de sua geração. Quanto maior a produção e consequentemente a geração de resíduos, maior os custos para tratamento e destinação.
2. A oscilação em “Outros custos de gestão ambiental” está atrelada a variações nos valores de mão de obra, despesas com análises químicas, necessidades de licenciamentos, variações em taxas, compensações ambientais, etc.
3. Todos os gastos com proteção ambiental por parte da organização, ou feitas em seu nome, visam prevenir, reduzir, controlar e documentar aspectos, impactos e riscos ambientais. Incluem, também, despesas com descarte, tratamento, saneamento e limpeza.

 
 

A destinação é realizada com procedimentos especiais desde a geração até a destinação final – para a qual a empresa possui os Certificados de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI’s), emitidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Os colaboradores são orientados sobre as técnicas para minimizar a geração ou diminuir o potencial poluidor do resíduo, buscando mitigar impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Em 2016 a Avibras iniciou um estudo para viabilizar a coleta seletiva nos escritórios. O objetivo é reduzir o lixo doméstico destinado ao aterro sanitário, incentivar a reciclagem e conscientizar os colaboradores.

 
 
Biodiversidade

As principais unidades fabris da Avibras estão localizadas em áreas que se destacam pelo seu esplendor ecológico. A empresa busca conservar suas áreas protegidas na forma de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente (APP) por meio de proteção e restauração.

A Instalação 2, em Jacareí, que reúne em seus 2.718.870 metros quadrados, sendo 447.290 metros quadrados de Área de Preservação Permanente e 587.661 metros quadrados de Área de Reserva Legal. Grande parte da potencialidade industrial da Avibras, faz divisa com a Represa de Santa Branca e possui uma grande diversidade de fauna e flora, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção, além de várias nascentes de água.

Em Lorena, a Instalação 3 abriga, em uma área de mais de 9.722.399 metros quadrados, desse total, 2.113.822 metros quadrados de área de preservação permanente e 2.359.182 metros quadrados de área de reserva legal. Essas áreas abrigam várias espécies da fauna e lagos ricos em peixes.

A Avibras mantém ainda em Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo, uma área de 17.922.810 metros quadrados, sendo 17.610.410 metros quadrados de preservação permanente.