Forte presença no mercado nacional e internacional
A Avibras tem investido fortemente no desenvolvimento de relacionamentos permanentes e transparentes com as principais entidades e os principais grupos de influência de seu negócio. Um dos objetivos é posicionar-se ante eles como uma empresa de tecnologia e inovação e parceira das comunidades onde atua. O modelo de relacionamento adotado também resulta em comunicação de qualidade, que proporciona a criação de massa crítica em importantes grupos influenciadores, capazes de contribuir para a formatação de políticas setoriais e de avanços em seus setores de atuação, o que é vital para a perenidade do negócio. 102-43
Os temas tratados com os diversos stakeholders variam em virtude das características de cada grupo, dos cenários do mercado, da situação macroeconômica, das especificidades do setor de aplicação e da estratégia para cada produto e serviço. 102-44
Entre os exemplos, destacam-se:
Centros de tecnologia e meio acadêmico – A empresa tem mantido relacionamento próximo com essas entidades no intuito de firmar parcerias para desenvolvimento tecnológico, inovação, aperfeiçoamento de produtos existentes e formação e captação de mão de obra especializada. O Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), que será instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), é um dos meios facilitadores para isso.
Governo – Com os governos federal, estaduais e municipais, o relacionamento se dá por meio de encontros e vistas institucionais, seminários e reuniões de trabalho para o desenvolvimento de ações específicas, além do acompanhamento da legislação e de assuntos que interferem nas atividades da empresa.
Associações – A participação em associações é ativa, com presença em seminários, grupos de trabalho, pesquisas setoriais, discussões e criação de documentos para políticas afins. As sugestões para políticas setoriais de interesse da empresa são também apresentadas para o Governo por meio das associações.
Colaboradores 103-2 | 103-3
Para a Avibras, sua cultura organizacional e seu conjunto de valores, princípios, políticas, atitudes, comportamentos e perspectivas devem ser assimilados e compartilhados por todos os colaboradores. A difusão dessas diretrizes norteou as atividades promovidas no ano no âmbito do Plano de Boas Práticas, que incluiu, entre outras, leitura periódica de Procedimentos Internos e Instruções de Trabalho, Diálogos Semanais de Segurança, treinamentos e formação de times por competência para atuar na resolução de problemas.
Uma das inovações do período foi a adoção de modelo de gestão de pessoas mais estratégico, o RH Dedicado, que vem proporcionando resultados positivos para as lideranças ao dotá-las de apoio de equipes de facilitadores para detectar demandas relacionadas às pessoas. O modelo também visa aproximar a área de Recursos Humanos das demais para a obtenção de ambiente saudável de trabalho para todos, comunicação eficaz e comprometimento das equipes com os objetivos da empresa.
Com a medida e o Programa de Desenvolvimento das Lideranças – que subsidia os gestores com conhecimentos e ferramentas de gestão capazes de promover os resultados por meio de pessoas motivadas e desafiadas na medida de suas contribuições –, a Avibras passou a gerir pessoas com foco em resultado. A ideia está alinhada ao seu entendimento de que os colaboradores são essenciais ao desenvolvimento e ao crescimento dos negócios, principalmente no que diz respeito à inovação e à excelência tecnológica.
O modelo, que surgiu de diagnóstico feito pelas lideranças, deu origem, em 2017, ao treinamento Gestão das Pessoas com Foco no Resultado, que contou com a participação de gestores ligados diretamente ao Desenvolvimento Integrado de Produto (DIP). O programa estará disponível para todos os demais líderes da companhia em 2018.
Perfil
No encerramento de 2017, a Avibras contava com 1.850 colaboradores diretos, dos quais 87% homens e 23% mulheres, e outros 483 terceirizados (79,7% homens). Com 160 contratações e 121 desligamentos, registrou turnover de 7,6% no período. Excetuando-se os estagiários, os demais colaboradores são abrangidos por acordo de negociação coletiva. Os terceirizados seguem os acordos coletivos de seus respectivos sindicados. Todos os colaboradores são representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos, e os acordos assinados abrangem a totalidade. 102-41
A Política de Gestão de Pessoas adotada visa à criação de valor, à motivação e ao crescimento profissional. Para isso, a empresa investe em treinamentos on the job e em educação continuada para que seu capital humano possa se desenvolver. Tanto que o quadro de profissionais com níveis de mestrado e doutorado aumentou nos últimos anos, e a companhia planeja ampliar sua política de financiamento de bolsas de especialização em 2019.
Para atrair e reter talentos, a Avibras investe no Programa de Aprendizagem na Indústria do Serviço Nacional da Indústria (Senai), oferecendo a jovens de 14 a 24 anos a oportunidade de ingressarem na carreira profissional. A companhia oferece aos participantes todos os benefícios concedidos aos seus colaboradores, além de apoio social. Em 2017, havia 32 jovens contemplados.
Ainda para promover a complementação do ensino e da aprendizagem, constituindo-se em instrumento de integração, aperfeiçoamento e relacionamento humano, a empresa desenvolve e aprimora as habilidades de seus estagiários ao ambiente corporativo. São promovidos encontros frequentes em que os estagiários têm oportunidade de assistir palestras, realizar apresentações e visitações às áreas de produção e gestão.
Confira no Anexo GRI o perfil dos
colaboradores e a taxa de turnover no ano.
Remuneração e benefícios 103-2 | 103-3
A política de cargos e salários tem como base pesquisas salariais realizadas entre empresas com as mesmas características de porte, localização e segmento.
Também dispõe de benefícios diferenciados para atrair e reter talentos, entre eles seguro de vida, plano de saúde, cobertura para incapacidade/invalidez, licença-maternidade estendida, plano odontológico, tratamento médico especial para filhos de colaboradores e auxílio-creche até seis anos (mulheres, homens que detém a guarda e viúvos). 401-2
Coloca ainda à disposição dos colaboradores um plano de previdência complementar, em parceria com a Brasilprev, no qual contribui com valor equivalente a 100% da contribuição participante limitado a 5% do salário-base. Acima de 5%, o colaborador faz aportes que podem chegar a 12%.
Confira no Anexo GRI a variação entre o
salário mais baixo e o mínimo local por
gênero e unidade.
Treinamento e capacitação 103-2 | 103-3
Orientada pela cultura da inovação tecnológica, a Avibras busca garantir o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores para geração dos melhores resultados por meio de treinamentos específicos identificados nos gaps de competência individuais ou organizacionais.
Em 2017, foram realizados treinamentos focados no desenvolvimento de competências. Houve ainda campanha interna de treinamento entre todas as engenharias com vistas ao nivelamento das informações relacionadas ao desenvolvimento de produtos. O processo está ligado à certificação AS9100:2016.
A Gerência de Fabricação/Produção Ativa também realizou uma série de treinamentos para integrar antigos e novos colaboradores, com demonstrações do funcionamento da área, dos procedimentos que devem ser seguidos e dos produtos e equipamentos de segurança utilizados no dia a dia do trabalho. Participaram da ação mais de 190 colaboradores.
A empresa permite ainda que seus profissionais se ausentem das operações para realizar cursos de mestrado e doutorado, por exemplo, e isso refletiu no aumento do quadro de profissionais com nível de pós-graduação nos últimos anos.
Com essas e outras iniciativas, no encerramento de 2017, a companhia havia somado 830,59 horas de treinamento, o que significa 5% mais do que a carga do ano anterior.
Saúde, segurança e qualidade de vida
Por ter ciência dos riscos inerentes às suas atividades, a Avibras enfatiza a prevenção por meio de campanhas e treinamentos constantes. Mantém programas antitabagismo, de prevenção ao câncer de mama, de orientação financeira e auxílio previdenciário, além de proporcionar apoio social aos profissionais e seus familiares.
Em 2017, reforçou sua estrutura de suporte à segurança com a aquisição de quatro viaturas de bombeiros para atendimento a emergências. São duas viaturas de combate a incêndio e duas viaturas leves – autobusca e salvamento nas instalações de Jacareí e Lorena. Os veículos também prestam serviços à Rede Integrada de Emergência do Vale do Paraíba (Rinem), da qual a Avibras é uma das fundadoras e participa juntamente com outras 39 companhias.
A empresa dispõe ainda de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e iniciativas específicas, como o Programa de Conservação Auditiva (PCA), o Programa de Proteção Respiratória (PPR) e o Programa de Controle e Proteção contra Descargas Eletrostáticas (ESD) – no âmbito do qual foi criado o Comitê ESD Avibras, composto por representantes de 16 áreas, e houve o envolvimento de cerca de 200 colaboradores no ano em cursos e palestras sobre o tema.
Já na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, cem profissionais integraram simulado de emergência no setor de Injeção, em Jacareí (SP), o que atende à exigência do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, de preparação de equipe para atuar de forma sistêmica e padronizada mediante sinistro.
Para administrar programas focados no bem-estar e na qualidade de vida de seu público interno, a Avibras mantém a área de Serviço Social, que, entre suas atribuições, atende os colaboradores afastados por doença; orienta sobre pagamentos, visitas hospitalares e domiciliares; fornece apoio na solução de dificuldades relacionadas aos planos de saúde; e dá suporte em casos de dependência química, conflitos familiares, dificuldades de relacionamentos e financeiras e processos de perda familiar. Além do atendimento presencial, o Serviço Social coloca à disposição dos colaboradores celular corporativo para atendimento emergencial e ramal específico.
Também como apoio aos profissionais, em 2017, a Cooperativa de Crédito Avibras, em parceria com a Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo (CECRESP), realizou ciclo de palestras sobre a importância da educação financeira e de que forma o planejamento pode fazer a diferença na vida das pessoas. As palestras envolveram desde colaboradores até a alta gerência da Avibras de Lorena e de Jacareí.
O clima também é de comemoração interna em datas festivas. Uma das ações nesse sentido foi a instalação, nas unidades de Jacareí e Lorena, da exposição Nossa História, alusiva aos 56 anos da Avibras. Além de painéis, os eventos contaram com a exposição de maquetes dos principais produtos e exibição de vídeos sobre os fatos que marcaram o desenvolvimento da empresa.
Fornecedores 102-9 | 103-2 | 103-3
Em 2017, a Avibras mantinha 700 fornecedores em sua cadeia, entre nacionais e internacionais, com os quais são comercializados itens como estamparia, forjados, fundidos, injeção plástica, usinagem, caldeiraria, cablagem, químicos e eletrônicos, além de serviços. Para selecioná-los, são feitas análises que consideram, além de custo competitivo, qualidade, segurança, capacidade técnica e produtiva, responsabilidade ambiental, saúde financeira, logística, riscos e certificações.
A gestão da cadeia de fornecedores pela companhia possibilita identificar oportunidades de sinergia, minimizar riscos e estabelecer padrões de atuação de acordo com seus valores e seu Código de Ética. Todos os contratos incluem cláusulas anticorrupção, e a empresa evita fazer negócios com parceiros, agentes e contratados que não adotem tolerância zero em relação ao tema. Os parceiros comerciais também são submetidos à avaliação de riscos que contemplam o monitoramento mensal de indicadores de desempenho sobre quantidade, qualidade e pontualidade dos itens fornecidos.
O relacionamento da Avibras com seus fornecedores é pautado pela integração de processos e pelo compartilhamento de metas e planos de negócio, bem como é conduzido de forma clara, ética e confiável. Em 2017, esse propósito foi fortalecido por meio de processos de homologação, qualificação e qualidade assegurada, em que os fornecedores são estimulados a promover ações inovadoras e investir em produtividade para alcançar nível de excelência em qualidade de produtos e serviços. A redução de custos e a melhoria contínua também devem estar inseridas nas estratégias de negócios dos parceiros.
A empresa conta com Política de Suprimentos, que tem por objetivo trabalhar em permanente regime de coinovação, cocriação e coparticipação e contribui para a construção de relações de qualidade e de longo prazo. Os fornecedores do Brasil e do exterior são orientados sobre os valores culturais e as diretrizes da Avibras em relação a princípios éticos e boas práticas de seus processos de negócios, bem como sobre atuar em conformidade com os princípios do Código de Conduta da empresa.
Atualizado em 2017, o documento, validado pelo Comitês de Ética, pelo Comitê de Auditoria e Riscos e pela Diretoria-Executiva, prevê que todos os contratos de aquisição de insumos e matérias-primas celebrados entre a empresa, seus fornecedores e parceiros devem ser acompanhados por termo de compromisso assinado pelas partes. A Avibras iniciou no ano um processo de reavaliação e certificação de fornecedores por meio de visitas para verificação das práticas desejadas, incluindo o alinhamento de questões socioambientais.
Clientes
A Avibras respeita leis, normas e regulamentações em todas as suas áreas de atuação nos contratos com os governos brasileiro e estrangeiros, assim como nos contratos ou acordos firmados com empresas privadas, fornecedores e quaisquer outras instituições. Em razão da natureza de seu negócio, podem ser aplicadas leis e regulamentações específicas, como o Controle de Exportação, que são integralmente respeitadas.
Todas as informações fornecidas a governos e instituições de controle são precisas e completas. Violações a essa diretriz são consideradas gravíssimas e podem resultar em penalidades previstas em lei e no Código de Conduta da companhia. Os contratos de exportação celebrados são devidamente informados às instituições nacionais competentes, e os produtos envolvidos são sempre os especificados documentalmente.
Para garantir aos clientes amplo acesso às informações atualizadas sobre seus produtos, a Avibras promoveu melhorias em processos, instalações e ferramentas de trabalho e gestão com equipe multidisciplinar da Área de Documentação de Produto (ADP). A busca por aderência a especificações e normas de publicações técnicas é o foco contínuo de atenção da área, já que as publicações são usadas como subsídio para o treinamento de clientes.
Já o relacionamento com os clientes é conduzido pelas áreas de administração de contratos, cujas atividades envolvem a interpretação de cláusulas comerciais e jurídicas. Após a assinatura do contrato, a administração de contratos gerencia o relacionamento com as gerências (internamente) e faz a interface com os clientes (externamente). Essas áreas também respondem pelo planejamento e pela gestão de contratos de fornecimento de produtos e serviços das até então Vice-Presidências Comercial Brasil e Américas e Relações Institucionais (VCBA), que foram unificadas em 2017. Fruto do Planejamento Estratégico, ambas passaram a atuar sob uma mesma Diretoria Comercial (Vice-Presidência Comercial – VCO), de forma que amplie a presença nos mercados interno e externo e conquiste clientes. Com a junção das duas Vice-Presidências – uma dedicada ao Brasil e às Américas e outra ao restante do mundo –, foram divididas geograficamente as áreas de atuação, como segue:
As ações comerciais passaram a ter maior sinergia e abrangência, apoiadas por novos colaboradores que reforçaram o time em 2017. Em mercados considerados estratégicos, a empresa mantém escritórios de representação e atua na prestação de serviços com equipes multidisciplinares que garantem todo o suporte referente à manufatura, à logística e à manutenção aos seus clientes.
No Brasil, a Avibras participa de Programas Estratégicos das três Forças Armadas (FA), com destaque para um projeto inédito com o Exército Brasileiro (EB), em que este mantém uma comissão de engenheiros da mais alta qualificação – denominada Comissão de Absorção de Conhecimento e Transferência de Tecnologia na Avibras (CACTTAV) – alojada em suas instalações, cuja função é acompanhar os projetos de pesquisa e desenvolvimento celebrados entre as partes.
Os engenheiros militares acompanham todo o processo de pesquisa e desenvolvimento – o que permite a eles também se familiarizarem com a gestão e a fabricação dos produtos. Além disso, o EB mantém alojado da Avibras um Oficial de Ligação, que é o canal direto entre a empresa e o EB e auxilia sobremaneira no inter-relacionamento entre a Avibras e o EB. O oficial de ligação não tem envolvimento com aspectos comerciais, porém, participa de entregas, testes de qualidade e segurança de produtos direcionados não somente ao EB, mas também para os demais clientes do Sistema ASTROS.
Para a FA, a relevância estratégica da Avibras, enquanto indústria de base de defesa, reside no fato de a companhia ser genuinamente nacional, manter fortes pilares de conduta ética e integridade e assegurar a qualidade e a segurança de seus produtos, que podem ser elaborados sob medida com forte conteúdo de inovação e tecnologia de ponta, segundo as necessidades da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira.
Todos os produtos desenvolvidos e produzidos pela companhia são avaliados no decorrer do ciclo de elaboração até a entrega ao cliente como intuito de assegurar segurança e qualidade.
Sociedade
Para contribuir com o desenvolvimento das localidades do entorno de suas operações, a empresa vai além do recolhimento de tributos e da geração de emprego e renda, patrocinando e apoiando ações e entidades nas áreas educacional, cultural, esportiva, entre outras, com o suporte do Comitê de Sustentabilidade.
Nesse contexto, em 2017, iniciou estudos para identificar o melhor nicho de atuação para a Fundação Avibras e reestabelecer as atividades da companhia, que cumpriu importante papel na década de 1980 ao proporcionar educação de qualidade a cerca de 300 jovens de São José dos Campos (SP) e região, hoje profissionais capacitados e atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento.
Projetos e ações com a comunidade
Inclusão digital – Revitalização de sala de informática na Escola Municipal Dr. João Leite Vilhena em Jambeiro (SP). A ação incluiu a instalação de computadores, ventiladores, mobiliário, pintura e iluminação dois anos após incêndio que destruiu o local e o tornou inutilizável.
Material escolar – Anualmente são distribuídos 1,4 mil kits de material escolar aos filhos de associados e seus dependentes da Cooperativa Avibras. O material também beneficia associados matriculados nos Ensinos Médio e Superior e em cursos de pós-graduação.
Gincana da Solidariedade – Apoio ao evento realizado pela TV Vanguarda, que promove o engajamento de estudantes na arrecadação de alimentos às entidades assistenciais. Por meio da ação, uma tonelada de arroz foi doada à Escola Municipal Professor Climério Galvão César em Lorena.
Dia da Independência – A Avibras foi destaque durante os desfiles em comemoração ao Dia da Independência em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro, com a apresentação de viaturas do Sistema ASTROS, pertencentes ao EB e ao Corpo de Fuzileiros Navais.
Dia da Artilharia – Participou da DemonstrArt 2017, realizada na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN) em comemoração ao Dia da Artilharia também com a demonstração do Sistema ASTROS.
Dia da Árvore – A comemoração incluiu plantio de mudas de pau-brasil no interior da instalação em Jacareí, ação que teve por objetivo colaborar para a preservação da espécie e promover maior integração com os colaboradores e seus familiares.
Jogos das Indústrias 2017 – Pela terceira vez consecutiva, a Avibras foi campeã dos Jogos das Indústrias, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos. A competição é considerada a maior entre empresas do Brasil e contou com 25 representações. A companhia bateu o recorde de participação com 210 colaboradores.
Abandone o Livro, Adote a Leitura – O projeto permanente, coordenado por dois colaboradores da Avibras, tem quatro pontos culturais na instalação em Jacareí: restaurante, fábrica veicular, prédio A-70 (próximo ao auditório do Treinamento) e ferramentaria. Em 2017, entre abril e maio, foi realizada uma campanha interna na área de Engenharia para arrecadação de livros, que foram doados para os pontos culturais do projeto. A ação fez parte do Plano de Boas Práticas implementado pela área no ano passado. No projeto Abandone um Livro, Adote a Leitura, os livros e revistas podem ser deixados ou pegos nos pontos culturais. A iniciativa é semelhante ao movimento BookCrossing, que permite a troca gratuita de livros. Trata-se do compartilhamento de cultura, conhecimento e entretenimento. Os idealizadores da campanha pretendem levar o projeto para a Instalação 3 em Lorena, a qual terá todo o apoio da Avibras.
Aprendizagem na Indústria – A Avibras investe no Programa de Aprendizagem na Indústria do Senai oferecendo aos jovens a oportunidade de ingressar na carreira profissional. A parceria beneficia pessoas entre 14 e 24 anos, que aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula no ambiente fabril no período de estágio. Para participar do programa, a Avibras atende à legislação do Ministério do Trabalho (MT) ao oferecer todos os benefícios concedidos aos seus colaboradores e apoio social. O programa continua em andamento com o Senai, e os aprendizes são assistidos pela área de Recursos Humanos.
Patrocínio esportivo – A Avibras patrocinou o atleta Ademar Dias de Oliveira, corredor de rua, que também é colaborador da companhia, na Corrida Mountain Do, realizada no Saara. A empresa custeou passagem aérea e hospedagem. Ademar foi campeão de sua categoria.
Rede Integrada de Emergência – A Avibras está entre as 40 empresas participantes da Rinem e é uma de suas fundadoras. Em 2017, a empresa participou ativamente das atividades da rede, como reuniões e troca de experiências, treinamentos e workshops. A Rinem possui um sistema com 102 pontos de rádio de comunicação exclusiva, que integra empresas da iniciativa privada, hospitais e vários órgãos do poder público em um esforço dedicado a salvar vidas. O objetivo é desenvolver e implementar de forma integrada projetos, programas e atividades voltadas à prevenção, ao combate e ou ao controle de ocorrências de qualquer natureza que possam colocar em risco a vida humana, o meio ambiente e o patrimônio público e/ou privado na região.
Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) – A companhia foi uma das patrocinadoras da segunda edição do Jantar do Bem, em benefício do GACC de São José dos Campos, entidade que oferece há mais de 20 anos tratamento médico para crianças e jovens diagnosticados com câncer.
Associação Conviver – Doação de ambulância para a entidade de Caçapava (SP), que há 20 anos atende pessoas com deficiências. A empresa obteve o apoio de uma oficina de funilaria e pintura do município, que se solidarizou e cuidou gratuitamente da revitalização do veículo.
Operação Catioca – Em 2017, a instalação de Lorena sediou a 22ª edição do Exercício Agulhas Negras, denominada Operação Catioca. Cerca de 4 mil militares de 35 unidades do EB participaram do exercício de adestramento avançado para a realização de operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação. A Avibras cede frequentemente espaço na instalação para treinamentos do Exército Brasileiro, das Polícias Federal e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, entre outros órgãos, o que reforça seu perfil colaborativo com a comunidade.
Apoios à academia/educação/tecnologia/inovação – A Avibras apoiou com aporte financeiro eventos sobre tecnologia, inovação e educação com o objetivo de fomentar esses temas interna e externamente. Confira alguns deles:
• XIX Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Anual, tem o objetivo de criar um ambiente adequado à troca de experiências entre os setores acadêmico, industrial e operacional da FA em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento no âmbito da política de defesa nacional. A Avibras manteve um estande no evento que recebeu visitas de estudantes, professores, oficiais da FA, entre outros públicos.
• Seminário Internacional de Defesa (Seminde) – Promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) no Rio Grande do Sul, reuniu empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, acadêmicos e pesquisadores para discutir oportunidades de desenvolvimento nos setores de defesa e segurança pública.
• IV Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha – Realizado pela Marinha do Brasil (MB) por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha em São Paulo, o propósito foi debater, com base no conceito de Tríplice Hélice do Conhecimento Científico, as possibilidades de contribuição ao País, resultantes da parceria entre academia, empresa e governo. A Avibras recebeu em seu estande inúmeras autoridades e acadêmicos.
• 2º Fórum da revista ASAS, “Aviação do Exército Brasileiro – o Futuro”, em São Paulo – A Avibras participou do evento por meio de palestra sobre o Skyfire-70 (sistema de foguetes ar-terra de 70 mm e superfície-superfície), sistema completo composto por lançadores, foguetes e material de apoio, eficaz e ideal para as aeronaves de asas rotativas do Exército Brasileiro.
Confira no Anexo GRI a evolução dos
programas de engajamento da comunidade.
Meio ambiente
As práticas ambientais da Avibras têm como foco o desenvolvimento sustentável, o atendimento às legislações pertinentes e a redução do impacto de suas operações. A empresa mantém sistema de gestão baseado na norma NBR ISO 14001:2004, cujos procedimentos devem ser revistos em 2018 com a implantação da versão NBR ISO 14001:2015.
Para zelar por suas ações relacionadas ao tema, mantém a área de Engenharia do Meio Ambiente, que tem entre suas atribuições verificar as legislações ambientais aplicáveis aos mais diversos processos da empresa e orientar e verificar seu cumprimento por todos os colaboradores. As iniciativas incluem inspeções ambientais, orientações sobre Exigências Técnicas das Licenças Ambientais, monitoramento de novas legislações e suas aplicações e avaliação dos maiores impactos em cada área da companhia para a adoção de medidas capazes de reduzi-los.
Água e energia
A Avibras faz captação superficial e subterrânea de água para consumo próprio em suas instalações, pois não é suprida por abastecimento público. São realizadas vistorias constantes dos hidrômetros para detectar possíveis anomalias e repará-las imediatamente. A empresa gera diversos tipos de efluentes industriais e sanitários, tratados por meio de processos físicos, químicos e biológicos – este último no caso de efluentes domésticos. Em 2017, instalou um sistema de recirculação de água em um dos prédios da fábrica de Jacareí que eliminou a destinação do efluente final para descarte em torno de 40 m3/mês. Já a fábrica veicular passou a contar com sistema de captação de água de chuva para alimentar as descargas dos sanitários. Outros projetos estão ainda em andamento ou em fase de estudo para recirculação da água em processos produtivos. No ano, a empresa não recebeu qualquer autuação relacionada ao tratamento de resíduos.
Quanto à energia, houve a troca de compressores do prédio de fabricação veicular, o que proporcionou redução de consumo de 100 kWh/ano (equivalente a aproximadamente 12 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas à atmosfera), e substituição gradativa de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, que contribuiu da mesma forma, além de terem maior vida útil, o que diminuirá o descarte de lâmpadas fluorescentes, prejudiciais ao meio ambiente. São conduzidas ainda ações para a redução do consumo, como o desligamento de alguns equipamentos administrativos e de produção no horário de almoço na unidade de Jacareí.
Com essas e outras medidas, o ano foi encerrado com consumo de 84.127 m3 de água e 11.231.078 kWh de energia em todas as instalações da companhia, reduções de 18,1% e 14,7%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
Em 2018 e 2019, a empresa planeja implantar projetos de recirculação de água também no prédio do processo de lixívia de foguetes, em Jacareí, além de dar sequência a estudos para a adoção do mesmo sistema na pintura eletroforética (KTL).
Um dos grandes problemas atuais da empresa são as interrupções de energia na unidade de Jacareí por diversos motivos, como fragilidade das linhas de transmissão que chegam até a instalação. Por esse motivo, está fazendo estudos sobre matriz energética e suas alternativas de geração para atender à sua demanda e eliminar os riscos de interrupções. A princípio, a alternativa mais atrativa é a energia fotovoltaica, que é uma das principais fontes de energia renovável e sua utilização vem crescendo no Brasil.
Resíduos
Como consequência da instalação da Central de Resíduos Recicláveis e das ilhas de coleta, em 2017, a Avibras ampliou a quantidade de envio de resíduos para reciclagem e reduziu as destinações a aterros sanitários. Já a implantação da Central de Resíduos – no âmbito do projeto Gestão Total de Resíduos – refletiu em melhora sensível tanto em ordenação como na manutenção do material perigoso estocado. O local é coberto e fechado e atende às normas vigentes, tendo sido vistoriado e aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Em relação aos resíduos perigosos, a destinação final é feita de acordo com as normas da CETESB, que confere sua autorização para isso. As informações sobre as destinações são transmitidas, por meio de relatórios, aos órgãos competentes, como a própria CETESB e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O recolhimento e o transporte de todos os resíduos até as Centrais de Recicláveis e as Centrais de Resíduos Perigosos são feitos por empresa terceirizada.
O objetivo da empresa para 2018 é ampliar a coleta seletiva nos escritórios e treinar colaboradores e funcionários terceirizados de limpeza para garantir a destinação correta de cada tipo de material reciclável.
Biodiversidade
O respeito ao meio ambiente e à sua preservação, pela Avibras, está expresso no tratamento dispensado ao entorno das instalações de Jacareí e Lorena, localizado no bioma da Mata Atlântica, onde estão concentradas variadas espécies vegetais e animais, além de nascentes e riachos. Em Jacareí, são 2,7 milhões de metros quadrados de área que faz divisa com a Represa de Santa Branca. Em Lorena, em mais de 9.722.399 m2 são também abrigados lagos ricos em peixes. A Avibras mantém ainda, em Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo, uma área de 17.922.810 m2, dos quais 17.610.410 m2 são de preservação permanente.
Mais do que atender à legislação ambiental, a companhia busca proteger, restaurar e conservar seus espaços protegidos na forma de Áreas de Reserva Legal (ARL) e Áreas de Preservação Permanente (APP) por meio de investimentos em processos e procedimentos eficazes e benéficos ao meio ambiente. Em caso de animal encontrado nas instalações fabris, por exemplo, determina o acionamento de bombeiros para a retirada e devolução adequada na própria área.
Localizadas em zona rural, as duas instalações, de Jacareí e Lorena, são registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e suas respectivas ARL contam com corredores ecológicos que proporcionam mais segurança para deslocamento, procriação e sobrevivência das espécies.
Sempre que possível, a Avibras promove o plantio de árvores em suas unidades fabris. Em 2017, a empresa iniciou a elaboração de um book para catalogar as espécies de árvores na instalação de Jacareí.